Influência do selênio orgânico na resposta imune humoral antirrábica de ovelhas
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i2.72277Palavras-chave:
Curva de imunidade, raiva, persistência de anticorpos, vacinação, suplemento mineral.Resumo
O objetivo foi avaliar a eficácia da suplementação mineral com selênio (Se) orgânico na resposta imune humoral antirrábica em ovinos. Foram selecionadas, aleatoriamente, 18 ovelhas da raça Texel sem vacinação antirrábica nos últimos 12 meses e divididas em 2 grupos: grupo tratado (GT) suplementado com mistura mineral adicionada de selênio orgânico e vacinados contra raiva e grupo controle (GC) suplementado com a mistura mineral sem adição de selênio orgânico e vacinados. A determinação de Se sérico foi obtida através da atividade da enzima glutationaperoxidase (GSH-Px) em dois momentos, e a persistência do título de anticorpos neutralizantes anti-rábicos em cinco momentos pelo Rapid Fluorescent Focus Inhibition Test (RFFIT). Os valores médios encontrados no D210 de GSH-Px foram superiores no grupo GT com 981,8±105,2 U/g Hb e de 628,2±188,2 U/g Hb no GC (valor de p<0,001). Os valores médios encontrados de títulos de anticorpos neutralizantes anti-rábicos 30 dias após a primovacinação, demonstraram títulos similares estatisticamente no GT e GC, 1.020 UI/mL no GT e de 1.885 UI/mL no GC. A suplementação mineral oral de selênio orgânico durante 210 dias não incrementou a resposta imune humoral e a persistência do título de anticorpos neutralizantes antirrábicos, entretanto promoveu aumento da retenção sérica de selênio em ovelhas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











