EFFECT OF FLUNIXIN MEGLUMINE AND hCG AT COMMERCIAL PROGRAMS FOR MULTIPLE OVULATION AND EMBRYO TRANSFER (MOET) IN SHEEP
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i1.70477Palavras-chave:
Flunixin Meglumine, hCG, FSH, sobrevivência embrionáriaResumo
A regressão prematura do corpo lúteo (RPCL) diminui a eficiência de programas de múltipla ovulação e transferência de embriões (MOTE) em pequenos ruminantes. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do Flunixin meglumine (FM) e da gonadotrofina coriônica humana (hCG) na recuperação embrionária e taxa de gestação em ovelhas superovuladas com FSG e eCG. O estudo foi dividido em duas partes. No Experimento 1 doze doadoras foram divididas em três grupos: controle, FM (1.1mg FM/ kg, SID, desde o dia da inseminação artificial até o dia da coleta de embriões) e hCG (1000UI hCG, 84 horas após a retirada do implante de progesterona). O número corpos lúteos (CL) e o número e qualidade dos embriões recuperados foram analisados. No Experimento 2, trinta e quatro doadoras foram divididas em dois grupos: controle e FM. O número de CL e de embriões recuperados foram avaliados. Cinquenta e quatro embriões de cada grupo do Experimento 2 foram implantados em ovelhas receptoras e a taxa de gestação foi analisada. No Experimento 1, foi encontrado maior número (P<0,05) de CL no grupo FM quando comparado aos grupos Controle e hCG, entretanto a quantidade e qualidade dos embriões recuperados não foi diferente entre os grupos. No Experimento 2 não houve diferença significativa no número de CL ou embriões recuperados, tampouco houve diferença na taxa de gestação após transferência dos embriões. Em conclusão, os três protocolos promoveram a superovulação nas ovelhas fora da estação reprodutiva. As estratégias usadas na prevenção da RPCL não apresentaram efeito na recuperação ou sobrevivência embrionária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.