CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR GEO-HELMINTOS EM PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU,SÃO PAULO.
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i1.69181Palavras-chave:
Ancilostomídeos, Contaminação do solo, Toxocara spp, Zoonose.Resumo
As espécies geo-hemínticas têm grande relevância em saúde pública, devido à resistência das suas formas infectantes (ovos e larvas) no ambiente. As infecções por geo-helmintos apresentam capacidade relevante de causar morbidade, mas com baixa mortalidade em seres humanos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar a contaminação do solo por geo-helmintos em praças do município de Botucatu-SP, identificando a prevalência dos principais gêneros e sua ocorrência em praças de diferentes áreas do município. As praças foram catalogadas e distribuídas entre as regiões administrativas. As coletas de amostras de solo foram realizadas em dois momentos: momento I (de outubro a dezembro de 2017) e momento II (de fevereiro a março de 2018). No presente trabalho foram coletadas amostras de solo e avaliadas por meio das técnicas de centrífugo-sedimentação, centrífugo-flutuação com sulfato de zinco e o método de Baermann-Moraes na busca por ovos e larvas de geo-helmintos. A partir das análises das amostras do solo, a ocorrência de ovos de Toxocara sp. foi observada em 17,7% e 23,3%, respectivamente nos momentos I e II. A contaminação por ovos de ancilostomídeos foi observada em 6,6% das amostras, sendo encontrados somente nas coletas do momento II. Os resultados obtidos no presente estudo demonstraram que o risco de contaminação de seres humanos por ovos de Toxocara spp. existe, pois foi o geo-helminto mais prevalente e o principal fator de risco observado e relacionado à presença de ovos de Toxocara spp. nos locais investigados. Diante desse cenário, políticas de saúde pública são necessárias para evitar a contaminação da população humana que frequenta esses locais, combinando abordagens para prevenir a contaminação do solo e o controle das geohelmintíases na população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











