O USO DA BIXINA COMO ANTIOXIDANTE NATURAL EM DIETAS DE FRANGOS DE CORTE FORMULADAS COM ÓLEO DE SOJA FRESCO OU OXIDADO

Autores

  • Fabiana Golin Golin Luiggi Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. https://orcid.org/0000-0003-1973-6029
  • Peterson Dante Gavasso Pacheco Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP, Brasil.
  • Aline Mondini Calil Racanicci Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília -UnB. Departamento de Zootecnia. Brasília-DF, Brasil.
  • Elisângela de Souza Miranda Muynarsk Instituto de Biociências - UNESP. Departamento de Microbiologia e Imunologia. Botucatu-SP, Brasil.
  • Marcia Maria Pereira Sartori Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP. Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal,Botucatu-SP, Brasil.
  • José Roberto Sartori Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v25i2.67918

Palavras-chave:

aditivo, qualidade de carne, oxidação lipídica, urucum

Resumo

A adição de óleos e gorduras na dieta de frangos de corte é bastante comum, uma vez que esses ingredients são boas fontes de energia. No entanto, estes ingredientes sofrem facilmente deterioração através da oxidação lipídica, e o consumo de alimentos ou ingredientes oxidados pode prejudicar o desempenho dos frangos de corte. Com o objetivo de avaliar as propriedades antioxidantes da bixina adicionada à dieta de frangos de corte formulada com óleo de soja fresco ou oxidado, foi realizado um experiment com 1000 frangos de corte, machos, de 1 dia de idade, Ross 308. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e disposto em fatorial 3 × 2 + 2, com oito tratamentos e cinco repetições de 25 aves cada. Os tratamentos foram 1) Dieta basal (DB) + óleo de soja fresco (OF); 2) DB + óleo de soja oxidado (OO); 3) DB + OF + 0,05% de bixina; 4) DB + OO + 0,05% de bixina; 5) DB + FO + 0,10% de bixina; 6) DB + OO + 0,10% de bixina; 7) DB + FO + BHT (controle positivo 1); e 8) DB + OO + BHT (controle positivo 2). Apesar de terem sido observados efeitos antioxidantes na carne de peito e coxa em alguns momentos, a bixina não pode ser recomendada como uma alternativa natural ao BHT. A inclusão de bixina na dieta dos frangos de corte melhorou a conversão alimentar e reduziu a gordura abdominal, contudo, o uso desse aditivo e de outros carotenóides na dieta dos frangos de corte exige cautela, uma vez que o excesso pode apresentar efeito negativo na qualidade da carne, aumentando a oxidação lipídica devido ao efeito pró-oxidante, e reduzindo a shelf-life. O uso de óleo de soja oxidado degomado prejudica a conversão alimentar e aumenta a deposição de gordura abdominal em frangos de corte.

Biografia do Autor

Fabiana Golin Golin Luiggi, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal.

2018 – Atual: Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ. Graduação em Medicina Veterinária.

2017 – Atual: Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ. Departamento de Patologia. Pós-doutorado.

2011 – 2015: Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Doutorado em Nutrição e Alimentação Animal (Zootecnia)

2009 – 2011: Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ. Departamento de Produção Animal. Mestrado em Nutrição e Alimentação Animal (Zootecnia)

2003 – 2007: Universidade Estadual de Londrina – UEL. Departamento de Zootecnia. Graduação em Zootecnia.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Golin Luiggi, F. G., Dante Gavasso Pacheco, P., Mondini Calil Racanicci, A., de Souza Miranda Muynarsk, E., Pereira Sartori, M. M., & Sartori, J. R. (2020). O USO DA BIXINA COMO ANTIOXIDANTE NATURAL EM DIETAS DE FRANGOS DE CORTE FORMULADAS COM ÓLEO DE SOJA FRESCO OU OXIDADO. Archives of Veterinary Science, 25(2). https://doi.org/10.5380/avs.v25i2.67918

Edição

Seção

Nutrição Animal