O USO DA BIXINA COMO ANTIOXIDANTE NATURAL EM DIETAS DE FRANGOS DE CORTE FORMULADAS COM ÓLEO DE SOJA FRESCO OU OXIDADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i2.67918Palavras-chave:
aditivo, qualidade de carne, oxidação lipídica, urucumResumo
A adição de óleos e gorduras na dieta de frangos de corte é bastante comum, uma vez que esses ingredients são boas fontes de energia. No entanto, estes ingredientes sofrem facilmente deterioração através da oxidação lipídica, e o consumo de alimentos ou ingredientes oxidados pode prejudicar o desempenho dos frangos de corte. Com o objetivo de avaliar as propriedades antioxidantes da bixina adicionada à dieta de frangos de corte formulada com óleo de soja fresco ou oxidado, foi realizado um experiment com 1000 frangos de corte, machos, de 1 dia de idade, Ross 308. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e disposto em fatorial 3 × 2 + 2, com oito tratamentos e cinco repetições de 25 aves cada. Os tratamentos foram 1) Dieta basal (DB) + óleo de soja fresco (OF); 2) DB + óleo de soja oxidado (OO); 3) DB + OF + 0,05% de bixina; 4) DB + OO + 0,05% de bixina; 5) DB + FO + 0,10% de bixina; 6) DB + OO + 0,10% de bixina; 7) DB + FO + BHT (controle positivo 1); e 8) DB + OO + BHT (controle positivo 2). Apesar de terem sido observados efeitos antioxidantes na carne de peito e coxa em alguns momentos, a bixina não pode ser recomendada como uma alternativa natural ao BHT. A inclusão de bixina na dieta dos frangos de corte melhorou a conversão alimentar e reduziu a gordura abdominal, contudo, o uso desse aditivo e de outros carotenóides na dieta dos frangos de corte exige cautela, uma vez que o excesso pode apresentar efeito negativo na qualidade da carne, aumentando a oxidação lipídica devido ao efeito pró-oxidante, e reduzindo a shelf-life. O uso de óleo de soja oxidado degomado prejudica a conversão alimentar e aumenta a deposição de gordura abdominal em frangos de corte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











