USO DE BIXINA NA DIETA DE FRANGOS DE CORTE E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E QUALIDADE DA CARNE

Autores

  • Fabiana Golin Golin Luiggi Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP. https://orcid.org/0000-0003-1973-6029
  • Peterson Dante Gavasso Pacheco Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP.
  • Aline Mondini Calil Racanicci Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília - UnB. Departamento de Zootecnia. Brasília-DF.
  • Elisângela de Souza Miranda Muynarsk Instituto de Biociências, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Microbiologia e Imunologia. Botucatu-SP.
  • Ricardo Fasanaro Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP.
  • José Roberto Sartori Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP.

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v25i1.67904

Palavras-chave:

aditivo, antioxidante natural, colesterol, extrato de urucum

Resumo

A bixina é o principal carotenóide presente na semente de urucum (Bixa orellana). O objetivo deste estudo foi avaliar a inclusão de níveis crescentes de bixina na dieta de frangos de corte e seus efeitos sobre o desempenho zootécnico e características da carne. Foram utilizados 750 pintos de um dia de idade, Cobb 500, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos, cada um com seis repetições de vinte e cinco aves cada. Os tratamentos consistiram em aumentar os níveis dietéticos (0,0, 7,14, 14,28, 21,42 e 35,71 g/kg) de extrato oleoso de urucum (EOU) considerando a concentração de bixina (7%), visando fornecer 0,0, 0,5, 1,0, 1,5 e 2,5 g/kg de bixina na dieta, respectivamente. Foram avaliados os parâmetros de desempenho (ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, fator de de eficiência produtiva e viabilidade), qualidade de carne (pH, cor, perda de água por exsudação-PPE, perda de água por cocção-PPC e força de cisalhamento-FC), níveis de colesterol e oxidação da carne. Observou-se aumento linear nos valores de b* (intensidade de amarelo) com a inclusão de bixina. A adição de 0,10% de bixina dieta reduziu a perda de peso por cocção e a adição de 0,15% reduziu a força de cisalhamento. Apesar de não ter sido observada diferença estatística, a adição de 0,25% de bixina na dieta dos frangos de corte reduziu numericamente o teor de colesterol na carne de peito. A inclusão de 0,25% de bixina na dieta apresentou efeito antioxidante na carne de coxa das aves, 10 dias após o cozimento. A adição de bixina à dieta de frangos de corte apresentou efeitos positivos na qualidade da carne, em parâmetros que afetam diretamente na decisão de compra do consumidor, e atividade antioxidante nas carnes de peito e coxa.

Biografia do Autor

Fabiana Golin Golin Luiggi, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP.

2018 – Atual: Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ. Graduação em Medicina Veterinária.

2017 – Atual: Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ. Departamento de Patologia. Pós-doutorado.

2011 – 2015: Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Doutorado em Nutrição e Alimentação Animal (Zootecnia)

2009 – 2011: Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ. Departamento de Produção Animal. Mestrado em Nutrição e Alimentação Animal (Zootecnia)

2003 – 2007: Universidade Estadual de Londrina – UEL. Departamento de Zootecnia. Graduação em Zootecnia.

Peterson Dante Gavasso Pacheco, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP.

Aline Mondini Calil Racanicci, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília - UnB. Departamento de Zootecnia. Brasília-DF.

Elisângela de Souza Miranda Muynarsk, Instituto de Biociências, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Microbiologia e Imunologia. Botucatu-SP.

Ricardo Fasanaro, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP.

José Roberto Sartori, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP. Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. Botucatu-SP.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Golin Luiggi, F. G., Dante Gavasso Pacheco, P., Mondini Calil Racanicci, A., de Souza Miranda Muynarsk, E., Fasanaro, R., & Sartori, J. R. (2020). USO DE BIXINA NA DIETA DE FRANGOS DE CORTE E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E QUALIDADE DA CARNE. Archives of Veterinary Science, 25(1). https://doi.org/10.5380/avs.v25i1.67904

Edição

Seção

Nutrição Animal