FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À INFECÇÃO POR Toxoplasma gondii EM GESTANTES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE ESPECIALIZADA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA - PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i1.67875Palavras-chave:
gravidez, soroprevalência, Toxoplasma gondii, transmissão verticalResumo
O objetivo do presente estudo foi estimar a prevalência e identificar os fatores de risco associados à infecção por Toxoplasma gondii em 103 gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde, em uma unidade de saúde especializada no município de Curitiba, Paraná. Para isso, foi realizado um estudo epidemiológico transversal quantitativo a partir da realização de entrevistas utilizando um questionário estruturado. As informações referentes à triagem sorológica foram obtidas a partir das cadernetas das gestantes durante a entrevista. O teste do Qui Quadrado e Exato de Fischer foram utilizados para análise dos dados, e o odds ratio (OR) para estimar a chance de associação entre variáveis de exposição e desfecho. Das 103 gestantes avaliadas, 59 (57,28%) apresentaram anticorpos anti-Toxoplasma gondii e 42,72% eram soronegativas. Houve associação estatisticamente significativa entre as variáveis renda familiar (P = 0,03), tipo de moradia (P = 0,005), consumo de carne crua ou mal cozida e ingestão de frutas e vegetais mal higienizados (p = 0,045). Deste modo, a identificação dos fatores de risco se faz necessária para implantação de medidas de prevenção e controle da toxoplasmose materna e congênita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











