EFEITOS DE MÊS, ORDEM E ESTÁDIO DE LACTAÇÃO SOBRE OS HORMÔNIOS TIREOIDEANOS DE VACAS E NOVILHAS HOLANDESAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6786Palavras-chave:
bovino, vacas leiteiras, tiroxina, triiodotironina, hormônio, bovine, dairy cows, thyroxine, triiodothyronine, hormoneResumo
Os hormônios tireoideanos participam da lactação, atuam na regulação térmica e no balanço energético. Objetivou-se investigar os efeitos de mês, ordem e estádio de lactação sobre os valores séricos de tiroxina (T4) e 3, 5, 3’ triiodotironina (T3) em 30 vacas e 18 novilhas da raça Holandesa Preta e Branca. As dosagens hormonais, pelo método fluorométrico imunoenzimático, foram efetuadas a partir de amostras sangüíneas colhidas mensalmente durante 11 meses. O mês de coleta influenciou (P<0,05) os valores séricos de T3, que foram maiores em julho e menores em março. As concentrações séricas de T4 indicaram diferenças entre ordens de lactação, com valores menores (P<0,05) nas vacas de 2a e 3a lactação e maiores (P<0,05) nas novilhas, não se verificando efeito sobre as concentrações de T3. Para T4 o efeito estádio de lactação dependeu do mês de coleta, em que vacas secas apresentaram valores séricos de T4 maiores em janeiro e menores em maio, enquanto que vacas nos terços médio e final da lactação apresentaram valores maiores em setembro e menores em novembro e maio, respectivamente. O estádio de lactação não influenciou as concentrações de T3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











