Parâmetros hematológicos e bioquímicos em três raças de cavalos de alta performance do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6783Palavras-chave:
cavalos, perfil hemato-bioquímico, raças brasileiras, horses, hemato-biochemical profile, Brazilian breedsResumo
Os parâmetros hematológicos e bioquímicos são ferramentas que auxiliam na clínica e no manejo alimentar do eqüino atleta. Na população eqüina de alta performance existem diferentes grupos raciais que apresentam características fenotípicas e metabólicas específicas, relacionadas com o tipo de atividade esportiva que exercem. Atualmente, no Rio Grande do Sul (Sul do Brasil), são reconhecidas as modalidades esportivas de corrida, salto, polo, enduro, provas de rédeas e provas funcionais. O presente trabalho estudou os parâmetros hemato-bioquímicos em três raças de eqüinos de alta performance no Sul do Brasil. Um total de 154 animais das raças Puro Sangue Inglês, Brasileiro de Hipismo e Crioula foram selecionados para este estudo. Em cada grupo racial foram obtidas amostras de machos (n=12) e fêmeas não gestantes (n=12) e de duas faixas etárias: de 1 a 3 anos (n=12) e de mais de cinco anos (n=12). Foram analisados parâmetros hematológicos (contagem total de eritrócitos e leucócitos, hematócrito, hemoglobina e contagem diferencial de leucócitos) e bioquímicos (lactato, fructosamina, glicose, colesterol, proteína total, albumina, globulinas, fibrinogênio, uréia, cálcio, magnésio, fósforo e enzimas LDH, AST, GGT e CK). Foram observadas diferenças significativas nos parâmetros hematológicos e bioquímicos, exceto para cálcio e albumina, entre os grupos raciais. Não houve efeito significativo da idade e do sexo dentro da mesma raça. O presente trabalho mostra que o fator racial e o tipo de atividade esportiva são variáveis importantes que devem ser consideradas na análise de parâmetros sangüíneos em eqüinos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











