VALORES ENERGÉTICOS DO MILHO E DO FARELO DE SOJA DETERMINADOS COM POEDEIRAS NA FASE DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6782Palavras-chave:
energia metabolizável, milho, farelo de soja, poedeira, produção, metabolizable energy, corn, soybean meal, laying hens, productionResumo
O presente trabalho teve pôr objetivo a determinação, em poedeiras em fase de produção, dos valores de energia metabolizável aparente (EMA) e da (EMAn) corrigida pelo balanço de nitrogênio, do milho e do farelo de soja. Foram utilizadas 84 aves Isabrown com 24 semanas de idade, distribuídas em delineamento experimental de blocos ao acaso, utilizando-se duas rações-referência com 19 e a4% de PB (Proteína Bruta), respectivamente. No experimento levado a efeito, duas amostras de milho substituíram em 25% a ração com 19% de PB e três amostras de farelo de soja substituíram em 15% a ração com 14% de PB, tendo sido verificada diferença significativa nos valores energéticos e nos coeficientes de metabolizabilidade das e de amostras de farelo de soja estudadas. Em conclusão, verificou-se que os valores de EMA e EMAn para as três amostras de farelo de soja foram de 2.992, 2.537; 2.248 e de 3.157 e 3.061; e 3.590 e 3.477 kcal/kg de matéria seca, respectivamente, e de 3.157 e 3.061; e 3.590 e 3.477 kcal/kg de matéria seca para as duas amostras de milho, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.