MODIFICAÇÃO DE TÉCNICA DE DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE TROCA CATIÔNICA DA FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6781Palavras-chave:
capacidade de troca catiônica, fibra em detergente neutro, método laboratorial, propriedades físico-químicas, cation exchange capacity, laboratory method, neutral detergent fiber, physico-chemical propertiesResumo
A capacidade de troca catiônica (CTC) da fibra em detergente neutro (FDN) de amostras de fenos de azevém (AZ) e de alfafa (AL), de milho (Mi) e de farelos de soja (FS) e de trigo (FT) foi determinada através do método descrito por McBURNEY et al. (1983) e por método modificado, com seis repetições por material. A modificação consistiu em determinar a propriedade físico-química no resíduo da determinação de FDN ao invés da separação de grande quantidade de fibra para posterior avaliação da CTC. Os valores obtidos com o método modificado foram maiores que com o original, mas foi obtida a mesma classificação dos materiais estudados (P<0,05), sendo que FS>Mi>AZ=AL=FT. A correlação entre os métodos foi altamente significativa, com r=0,9877 (P<0,01). A alteração proposta economiza tempo e reagentes, e mostrou-se tão eficiente quanto o método original.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











