ORQUIECTOMIA PARA A REDUÇÃO DO VOLUME PROSTÁTICO. ESTUDO EXPERIMENTAL EM CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6751Palavras-chave:
Próstata, ultra-sonografia, orquiectomia, cão, Prostate, ultra-sonography, castration, dogResumo
Doenças prostáticas como a hiperplasia prostática benigna (HPB), prostatites, cistos e neoplasias são enfermidades comuns em machos com idade avançada. O aumento prostático promove compressão do reto e uretra causando tenesmo, constipação, disúria e anúria; o tratamento mais eficaz para reduzir o tamanho prostático, principalmente na HPB, é a castração. Este estudo objetivou avaliar as dimensões e a estrutura prostática após a orquiectomia em cães normais; além da eficiência da ultra-sonografia. O volume prostático de 10 cães foi avaliado por meio da ultra-sonografia transabdominal antes e aos 7, 21, 40 e 90 dias após a orquiectomia. A análise dos resultados demonstrou que houve redução significativa de 81% do volume prostático 90 dias após a castração, sendo que a maioria dos cães (80%) apresentou pelo menos 50% de redução do volume prostático após 15 dias da orquiectomia. A orquiectomia é uma terapia eficiente para a redução do volume prostático. O emprego da ultra-sonografia transabdominal é um método não invasivo adequado para avaliação e mensuração prostática em cães.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.