ESTUDOS DE CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS DE ANIMAIS DA RAÇA CANCHIM, CRIADOS A PASTO, NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6750Palavras-chave:
bovino composto, bovinos de corte, heterose, Composite cattle, beef cattle, genetic parametersResumo
A produção eficiente de gado de corte depende muito do seu desempenho reprodutivo. Informações sobre a idade ao primeiro parto evidenciam a precocidade do animal. A boa criação dos animais jovens e a eliminação de fatores que interferem negativamente no crescimento e desenvolvimento das novilhas contribuem para diminuir a idade ao primeiro parto. Essa característica, juntamente com o intervalo de partos e a taxa de reconcepção de novilhas Canchim foram estimadas analisando-se registros pertencentes ao banco de dados do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), totalizando 3.091 partos, ocorridos no período de 1974 a 1998. Esses dados foram analisados utilizando o programa SAS, para se processar as respectivas análises estatísticas. A média para o intervalo de partos geral, estimada pelo método dos quadrados mínimos, foi de 16,79 ± 0,43 meses. O modelo estatístico justificou 19,84%, com um coeficiente de variação de 32,07. Das fontes de variação do modelo, apenas mês, ano e mês do parto anterior foram significativos para o intervalo de partos (geral). Quando se estudou essa característica entre o primeiro e segundo parto, o mês do parto anterior não foi significativo, apenas mês e ano de parto o foram. Considerando que os dados são provenientes de animais controlados, constatou-se médias elevadas em relação ao ideal (12 meses). A implementação de melhorias no manejo para esses animais pode reduzir os valores de intervalo entre partos na propriedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











