HIPERCRESCIMENTO DENTÁRIO E MALOCLUSÃO EM Cavia porcellus
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i3.65332Palavras-chave:
desgaste dentário, elodonte, roedoresResumo
As afecções dentárias são consideradas as principais doenças que
acometem Cavia porcellus, visto que esses animais possuem dentição do tipo elodonte, ou seja, apresentam dentes com erupção constante e quando não há desgaste dentário suficiente para se igualar a taxa de erupção, as coroas clínicas se alongam de maneira patológica. A etiologia do desgaste inadequado não foi totalmente elucidada, mas de maneira geral pode ser dividida em congênita e adquirida. Dessa forma, o conhecimento detalhado sobre as causas determinantes do hipercrescimento dentário e maloclusão é fundamental para sua prevenção, tratamento e prognóstico, garantindo a melhoria da qualidade de vida de Cavia porcellus, mantidos como animais de estimação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.