EFEITO DA eCG SOBRE AS CARACTERÍSTICAS MORFOFUNCIONAIS DO CORPO LÚTEO DE VACAS MESTIÇAS DURANTE A SINCRONIZAÇÃO DA OVULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i4.61613Palavras-chave:
gonadotrofina, progesterona, doppler, fêmeasResumo
Objetivou-se neste estudo avaliar o efeito do tratamento com gonadotrofina coriônica equina (eCG) sobre as características morfofuncionais do corpo lúteo (CL) em vacas mestiças com diferentes concentrações circulantes de progesterona (P4) durante a sincronização da ovulação. Foram utilizadas 30 fêmeas mestiças submetidas a um protocolo de sincronização para IATF e divididas para receberem ou não de PGF2α no D0 no início do protocolo e no momento da retirada do dispositivo intravaginal de P4 foram subdivididas aleatoriamente em quatro grupos para receberem a aplicação ou não de eCG. Uma alta concentração de P4 no momento da sincronização da ovulação influenciou negativamente (P=0,03) o diâmetro, volume e a vascularização do CL subsequente ao protocolo. Vacas tratadas com eCG e com alta concentração circulante de P4 no momento da sincronização da ovulação apresentaram diâmetro do CL (P>0,05), semelhante às vacas com baixa concentração de P4. Conclui-se que elevadas concentrações circulantes de P4 impactaram negativamente nas características morfofuncionais do CL e a administração de eCG pode ser utilizada como uma estratégia para favorecer uma melhor resposta luteal em fêmeas mestiças bovinas com alta concentração de P4 no momento da sincronização da ovulação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.