Comportamento de bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans, Cabrera, 1940) sob cuidados humanos com aplicação de enriquecimento ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3Esp.61535Palavras-chave:
bem-estar, cognitivo, enriquecimento ambiental nutricionalResumo
Medidas de enriquecimento ambiental são necessárias para propiciar modificações no recinto que o deixem mais dinâmico e estimulante, visando comportamentos dos indivíduos mais semelhantes aos apresentados pela espécie em vida livre. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento de bugios-ruivos, por meio da aplicação de enriquecimentos ambientais dos tipos alimentar, cognitivo e sensorial. Foram observados os comportamentos de um grupo de bugios subadultos e um de bugios adultos por dez minutos antes da instalação do enriquecimento (pré-enriquecimento) e dez minutos após sua instalação (pós-enriquecimento), totalizando 10 horas de registros comportamentais. Os resultados mostram que as reações dos animais à aplicação do enriquecimento do tipo alimentar foram mais efetivas pelos dois grupos, obtendo-se maior sucesso, porém é importante mencionar que estudos com diversos tipos de enriquecimento ambiental são fundamentais, visto que por meio destes, é possível avaliar o bem-estar de cada indivíduo e determinar quais devem ser mais utilizados em função das principais necessidades individuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.