AVALIAÇÃO REPRODUTIVA DE PERIQUITOS AUSTRALIANOS PADRÃO INGLÊS (Melopsittacus undulatus) EM CATIVEIRO COM O USO DE MANEJO NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3Esp.61471Palavras-chave:
ave, fertilidade, nutrição, ovo, proteína, psitacídeoResumo
As necessidades nutricionais variam conforme a fase da vida, sendo que na fase reprodutiva se faz necessário o aumento da proteína bruta na dieta. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação com proteína na forma de albumina ou na forma de aminoácidos sobre a reprodução dos periquitos australianos padrão inglês (Melopsittacus undulatus). Para isto foram utilizados 21 gaiolas contendo um casal cada divididos em 3 grupos, sendo o Grupo 1 suplementado na água diariamente com produto comercial a base de aminoácidos (Aminosol®), o Grupo 2 o controle e o Grupo 3 o que recebeu acréscimo de albumina na forma de clara de ovo em pó misturado à farinhada obtendo-se um produto com 40,78% de proteína bruta (PB). Os dados foram submetidos à análise de variância (PROC GLM) (SAS Institute Inc., 2001) onde se verificou o efeito dos tratamentos sobre o total de ovos, total de ovos fertilizados e total de ovos não fertilizados, em seguida, utilizado o teste de comparação de médias ajustadas LSMEANS. Foi adotado o nível de significância de 5% para todas as análises realizadas. A quantidade total de ovos (p = 0,0829), ovos fertilizados (p = 0,2132) e ovos não fertilizados (p = 0,1443), não diferiram entre os tratamentos. Assim, concluiu-se que nas condições de criação avaliada, a suplementação de periquitos australianos padrão inglês com aminoácidos na água ou albumina na farinhada não altera a eficiência reprodutiva dos animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.