NÍVEIS DE INCLUSÃO DE CAULIM NA RAÇÃO DE CODORNAS JAPONESAS NO FINAL DO CICLO PRODUTIVO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i1.60546Palavras-chave:
desempenho, qualidade de ovos, umidade das excretasResumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar o melhor nível de inclusão de caulim na ração de codornas japonesas no final do ciclo produtivo sobre o desempenho, qualidade dos ovos e umidade das excretas. Foram utilizadas 256 codornas japonesas com 54 semanas de idade, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos, oito repetições, contendo 8 aves por repetição. Os tratamentos foram: tratamento 1 = controle (dieta referência sem inclusão de caulim); tratamento 2 = dieta referência com inclusão de 1,5% de caulim; tratamento 3 = dieta referência com inclusão de 3,0% de caulim e tratamento 4 = dieta referência com inclusão de 4,5% de caulim. As variáveis estudadas: consumo de ração, produção de ovos, massa de ovos, conversão alimentar, viabilidade, Unidade Haugh, Índice de Gema (IG), porcentagem de componentes do ovo (casca, albúmen e gema); pigmentação da gema; pH da gema e do albúmen, espessura da casca, porcentagem da casca em e umidade das excretas. A inclusão de caulim demonstrou comportamento quadrático melhorando o desempenho e aumentando o peso dos ovos no final do ciclo produtivo das codornas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.