VALORIZAÇÃO DE DIETAS COM COQUETEL ENZIMÁTICO PARA TILÁPIAS DO NILO EM TEMPERATURA SUB-ÓTIMA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i3.60178Palavras-chave:
Aditivos alimentares, Baixas temperaturas, Enzimas digestivasResumo
Temperaturas abaixo da zona de conforto (sub-ótimas) diminuem a
atividade metabólica do organismo, o que pode ocasionar perdas no crescimento e desenvolvimento dos peixes. Melhorar a disponibilidade de nutrientes pode favorecer os índices produtivos. Objetivou-se com este trabalho, avaliar a suplementação com coquetel enzimático (200 ppm de fitase, 400 ppm de protease e 200ppm de alfa-amilase) em dietas com redução nutricional sobre desempenho e composição físico-química corporal de tilápias mantidas em temperatura sub-ótima (23,15±0,2ºC). O experimento foi conduzido na UFPB/CCHSA por um período de 60
dias. Foram utilizados 260 alevinos machos de tilápia do Nilo, pós-indução sexual, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições. Sendo DC (dieta controle), DCEE (dieta controle com coquetel enzimático), DV1EE (redução em 1,32% de PB e ED + coquetel enzimático) e DV2EE (redução em 2,64% de PB e ED + coquetel enzimático). Foram avaliados os parâmetros de desempenho e composição físico-química da carcaça. A suplementação enzimática foi eficiente em disponibilizar nutrientes suprindo um déficit de até 2,64% de energia e proteína na dieta das tilápias submetidas a temperaturas sub-ótima.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.