Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Archives of Veterinary Science é o periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná.

O periódico é destinado à publicação de artigos e notas científicas das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O regime de publicação é de um volume anual, dividido em quatro números trimestrais.

 

 

Políticas de Seção

Small Animal Medicine and Surgery

Editores
  • Simone Stedile
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Anesthesiology

Editores
  • Juan Carlos Duque Moreno
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Quality Control and Food Safety

Editores
  • Andre Afonso
  • Luciano Bersot
  • José Carlos Ribeiro Júnior
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Animal Nutrition

Editores
  • Alex Maiorka
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Equine Medicine and Surgery

Editores
  • João Perotta
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Large Animal Medicine and Surgery

Editores
  • Ivan de Barros Filho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Zoo and Wildlife Medicine

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Animal Reproduction

Editores
  • Gilson Pessoa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Veterinary Parasitology

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Zoonotic and Infectious Diseases

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Animal Welfare

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Poultry Science

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Veterinary Clinical Pathology

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Veterinary Epidemiology

Editores
  • Rafael Vieira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Veterinary Pathology

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Veterinary Neurology

Editores
  • Rogério Amorim
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

1º Simpósio Gaúcho de Reprodução Animal e Biotécnicas aplicadas

Devido a pandemia foi necessário adiar o evento (Nota emitida site e Instagran do Embryolab em março) até então, sem data prevista.

Após inúmeras trocas de informações com autoridades de saúde do Município de Santa Maria, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e da nossa Universidade Federal de Santa Maria que estão diretamente atuando no combate a COVID-19 foi sugerido, a realização do evento no segundo semestre de 2020 condicionado a número limitado a 100 participantes ou online e sem a presença de empresas com exposição de stand bem como mostra científica.

 

Pensando na saúde de todos, logística, segurança e qualidade do evento decidimos  TRANSFERIR o 1º Simpósio Gaúcho de Reprodução Animal  para os dias  04 E 05 DE JUNHO DE 2021. 

 

Isto permitirá mantermos a perspectiva de público de aproximadamente 250 participantes, a mostra científica e a presença das empresas.

O objetivo sempre foi manter a qualidade dos eventos organizados pelo Embryolab. Não podemos correr o risco do evento não ter a abrangência técnica, científica e comercial que foi proposta e tampouco ser fonte de disseminação da COVID-19.

 Contamos com o apoio e confiança de todos vocês nessa difícil decisão, que visa nos deixar tranquilos que não fomos agentes de difusão do coronavírus. 

_________________________________________

DATAS IMPORTANTES:

15/04/2020 – Data final para submissão de resumos

30/04/2020 – Data final para aviso de aprovação/correção

15/05/2020 – Data final para aprovação e para pagamento das inscrições vinculadas aos resumos.

 

CONDIÇÕES PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS:

  • Poderão ser submetidos resumos sobre temas de interesse em reprodução animal e biotecnologias aplicadas.

  • Resumos recebidos em formato inadequado não serão considerados e nem devolvidos.

  • Será aceito apenas um (01) resumo por primeiro autor.

  • Os resumos só serão aceitos e publicados mediante inscrição de um dos autores. Cada inscrição dará direito à publicação de um (01) resumo e deverá estar inteiramento quitada até a data limite de 15 de maio de 2020.

 

           

 

 

Instruções para submissão e preparo do resumo:

 

  • O resumo deverá ser obrigatoriamente enviado à revista Archives of Veterinary Science (https://revistas.ufpr.br/veterinary),  acompanhado da Ficha de Inscrição do trabalho com todos os campos preenchidos (documento suplementar). Para tal os autores deverão realizar o seu cadastro no sistema e submeter ao trabalho à seção referente ao 1º Simpósio Gaúcho de Reprodução Animal e Biotécnicas aplicadas.

 

 

 

  • O resumo deve ocupar apenas uma página. A página completa deverá conter no máximo 4700 caracteres, incluindo os espaços. Para facilitar a preparação há um modelo para fazer download no site do Embryolab (https://www.ufsm.br/laboratorios/embryolab/). O número de linhas de cada item pode ser alterado, desde que o tamanho final do resumo não ultrapasse uma página, conforme indicação a seguir. Não utilizar qualquer recurso que altere o formato pré-definido no modelo.

 

·         Redigir em formato Word for Windows, versão 6.0 ou superior. Não usar recursos de condensação de texto, mas usar configuração da página: tamanho A4 (210mm x 297mm), uma coluna, margens de 3cm, fonte Times New Roman 11, espaço simples entre linhas e normal entre caracteres.

 

·         O cabeçalho deverá conter: título em português; autor(es) na ordem direta, com nome de todos por extensoafiliação sucinta (até dois níveis) sem a indicação de títulos ou cargos; e e-mail do autor de contato;

 

·         texto deverá ser organizado em um único parágrafo, devendo conter no seu desenvolvimento Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, sem identificação de títulos, além de Palavras-chave. Não são aceitas ilustrações (tabelas, figuras e fotos).

 

 

  • Referências não são incluídas em resumos, se estritamente necessário, devem ser incluídas no corpo do resumo, como os dados mínimos para o leitor acessar o original. 1ºAutor com prenome abreviado seguido de et al. para o(s) outro(s), ano, título do periódico abreviado, volume, paginação. Tudo entre parênteses. Exemplo: (Iida R et al. 2016. AnimReprod, 13:63-68).

 

  • Relato de casos: Casos clínicos relevantes, que representem alguma contribuição para a comunidade, serão aceitos para publicação. Para a montagem do trabalho, sugere-se a maior aproximação possível do padrão estabelecido para a redação de resumo.

 

 

APRESENTAÇÃO DE RESUMOS

 

Os resumos aceitos serão divididos a critério da Comissão Científica para apresentação na Sessão de Pôster.

 

  • Os Resumos serão apresentados em Sessões de Pôster especialmente organizada para este fim durante o evento. Durante o período da apresentação, pelo menos um dos autores deverá estar presente na sessão.

 

  • As datas e horários das sessões serão divulgados oportunamente.

 

  • A lista dos resumos aprovados para a Sessão de Pôster será disponibilizada no site do Embryolab até 15/05/2020.

 

DIVULGAÇÃO

 

Todos os trabalhos aceitos e com a respectiva inscrição paga serão publicados nos Anais do I SIMPÓSIO GAÚCHO DE REPRODUÇÃO ANIMAL E BIOTÉCNICAS APLICADAS, que estará disponível no site do Embryolab.

Editores
  • Gilson Pessoa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

I Semana Acadêmica da Pós-Graduação em Ciências Veterinárias UFPR

NORMAS PARA CONFECÇÃO DE RESUMOS E APRESENTAÇÕES

 

O prazo final para submissão dos trabalhos será 08 de SETEMBRO de 2020.

 

1. Instruções gerais:

 

1.1 Escopo - Serão aceitos resumos de ciências veterinárias nas seguintes sub-áreas:

Bem-Estar Animal e Alternativas para Ensino, Pesquisa e Testes com Animais;

Biologia Integrada e Medicina Zoológica;

Diagnóstico;

Medicina Experimental e Comparada;

Saúde Única.

 

1.2.Originalidade - Resumos já publicados em outros meios de comunicação não poderão ser apresentados.

 

1.3.Submissão – Os resumos deverão ser submetidos diretamente no site do periódico Archives of Veterinary Science da UFPR, na sessão destinada a Semana Acadêmica de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, em formato .doc e seguindo as orientações para submissões disponíveis no site da revista.

 

1.4.Idioma - O idioma oficial dos Anais é o Português.

 

1.5.Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas:

a. Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português deverão vir em itálico, assim como nomes científicos;

b. Usar nome por extenso para números menores que 10 (oito e não 8), exceto no caso de médias exatas, séries de quantidades e números usados em apresentações estatísticas;

 

c. Usar nomes comuns de ingredientes ativos de formulações químicas em vez de nomes comerciais. Estes deverão vir devidamente identificados, caso tenham de ser mencionados.

 

1.6. Após a submissão os resumos serão classificados dentro das áreas do evento pela comissão científica do mesmo, não sendo aceitas requisições de mudança de área. A comissão entrará em contato informando se o resumo foi aceito ou rejeitado, e caso seja aceito poderá ser selecionado para apresentação oral ou de pôsteres.  Após o contato da comissão o(s) autor(es) deverá submeter o resumo na forma de apresentação indicada seguindo as normas descritas abaixo.

 

1.7 Resumos e apresentações submetidos fora das normas apresentadas serão recusados.

 

 

 

2.Normas para Preparação de Resumo Simples

 

2.1. Geral – O resumo deve ser dividido em seções, em negrito, na seguinte ordem: Título, Resumo, Palavras-chave, Agradecimentos (quando houver) e Nota informando aprovação por Comitê de Ética (quando houver). Deverá ser utilizado fonte Arial 12 em espaço duplo; em uma coluna. Informações não contempladas nesse documento devem ser seguidas as normas do periódico na sessão de instruções para os autores.

 

2.2 Título- em português, centralizado na página, e com letras maiúsculas. Logo abaixo, título em inglês, entre parêntesis e centralizado na página, com letras minúsculas e itálicas. Não deve ser precedido do termo título. 

 

2.3. Autores - Todos os dados referentes a autores devem ser inseridos exclusivamente na seção METADADOS no momento da submissão online, aternando caixa alta e baixa.

A ordem do nome dos autores não poderá ser alterada posteriormente, portanto dê bastante atenção a esse passo no momento da submissão.

É imprescindível incluir a afiliação (incluindo cidade e país) de todos os autores nesta seção.

Caso haja inconsistência o artigo será rejeitado antes de ser enviado aos avaliadores.

Não deve haver identificação dos autores no corpo do artigo enviado para a revista.

Os autores devem inclusive remover a identificação de autoria do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.  

O número máximo de autores por resumo é de 8 pessoas.

 

2.4. Resumo - O resumo deve ter no máximo 150 palavras, deverá ser digitado em folha com tamanho A4 210 x 297 mm, com margens laterais direita, esquerda, superior e inferior de 2,5 cm.

Deverá ser utilizado fonte Arial 12 em espaço duplo; em uma coluna.

Redigido somente com texto corrido, sem parágrafos, sem tabelas, sem gráficos e contendo no máximo duas citações e respectivas referências ao final do trabalho.

 

2.5 Palavras Chaves - inseridas abaixo do resumo. Máximo de cinco palavras em letras minúsculas, separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética, retiradas exclusivamente do artigo, não devem fazer parte do título, e alinhado à esquerda. Não deve conter ponto final. Deve ser precedido do termo “Palavras-chave” em caixa baixa e negrito. 

 

2.6 Agradecimentos - os agradecimentos pelo apoio à pesquisa serão incluídos nesta seção. Seja breve nos seus agradecimentos. Não deve haver agradecimento a autores do trabalho. O texto deverá iniciar sob a primeira letra da palavra “Agradecimento” (escrita em caixa baixa).

 

2.7 Referências / Literatura Citada - o texto deverá iniciar sob a primeira letra da palavra “Referências” (escrita em caixa alta e negrito). Omitir a palavra bibliográficas. Alinhada somente à esquerda. Usar como base as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 10520 (NB 896) - 08/2002). Devem ser redigidas em página separada e ordenadas alfabeticamente pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es). Os destaques deverão ser em NEGRITO e os nomes científicos, em ITÁLICO. NÃO ABREVIAR O TÍTULO DOS PERIÓDICOS. Indica-se o(s) autor(es) com entrada pelo último sobrenome seguido do(s) prenome(s) abreviado (s), exceto para nomes de origem espanhola, em que entram os dois últimos sobrenomes. Mencionam-se os autores separados por ponto e vírgula. Digitá-las em espaço simples e formatá-las segundo as seguintes instruções: no menu FORMATAR, escolha a opção PARÁGRAFO... ESPAÇAMENTO...ANTES...6 pts.

 

3. Normas para Apresentação em Pôsteres

 

Para apresentação em pôsteres, devem ser observadas as seguintes recomendações:

 

3.1 Os pôsteres deverão ser submetidos no formato PDF pelo email comissaocientifica.sapvetz@gmail.com, no tamanho A4, orientação paisagem.

 

3.2 Junto ao pôster deve ser enviado um áudio de até 5 minutos com a apresentação e explicação do autor no formato .mp3.

 

3.3 Os pôsteres e os áudios serão exibidos de forma conjunta com link para acesso sendo disponibilizado no site do evento.

 

3.4 A fonte recomendada para digitação do texto do pôster é Arial, em tamanho mínimo 16.

 

3.5 Os elementos essenciais são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e bibliografia (seguindo normas da ABNT).

 

4. Normas para Apresentação Oral

 

Para apresentação oral, devem ser observadas as seguintes recomendações:

 

4.1 A data, horário, plataforma, bem como link de acesso da apresentação oral serão encaminhados diretamente para o autor.

 

4.2 A comissão organizadora irá determinar os trabalhos a serem apresentados na modalidade apresentação oral.

 

4.3 O autor deverá comparecer com pelo menos 10 minutos de antecedência na plataforma através do link fornecido pela comissão.

 

4.4 A apresentação será de no máximo 10 minutos seguida de 5 minutos de perguntas da comissão avaliadora. Caso o autor ultrapasse o tempo, os minutos de atraso serão descontados do tempo de perguntas, impactando na sua nota.

 

4.5 O autor poderá utilizar qualquer programa de apresentação desejado. A organização do evento não se responsabiliza por dificuldades técnicas relacionada ao autor, como não abertura do programa escolhido para a apresentação, problemas de áudio e imagem, etc. Sugerimos que seja realizado um teste dos recursos anterior à data da apresentação.

 

5. Premiação

 

5.1 Serão selecionados três pôsteres e três apresentações orais de cada sub área para concorrer a premiação. Os trabalhos selecionados serão avaliados por uma comissão composta por três pessoas indicadas pela comissão cientifica. O trabalho com maior nota final de cada sub-área em cada tipo de apresentação (oral e pôster) será nominado vencedor da subárea e receberá um certificado.

Editores
  • Carolina Cordeiro
  • Ariele Ferreira
  • Iandara Gonçalves
  • Rafaella Martini
  • Taís Rodrigues
  • Thayane Vieira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são avaliados por, pelo menos, dois pesquisadores renomados dentro da área de trabalho em que o artigo está inserido. 

A avaliação feita pelos pares é do tipo duble blind review (quando autores não sabem a identidade dos avaliadores e vice versa).

Os avaliadores são quase na totalidade doutores, sendo alguns dos avaliadores mestres possuindo expressiva atividade científica e de publicações.

O tempo médio para avaliação é de 6-12 meses.

Através da indicação de avaliadores pelos autores, o grau de exogenia entre os avaliadores se tornou bastante expressivo.

São considerados na avaliação do manuscrito o ineditismo, o caráter inovador e o grau de utilidade na área da medicina veterinária que o mesmo apresenta.

Os critérios presentes no formulário de avaliação são os seguintes:

 

O tópico é relevante para a Archives of Veterinary Science?*

 

 
 
 
 

 

Qual a qualidade geral do manuscrito?*

 

 
 
 
 

 

A metodologia de pesquisa utilizada é relevante e foi propriamente aplicada?*

 

 
 
 
 

 

E quanto à revisão de literatura?*

 

 
 
 
 

 

Como está a organização do artigo?*

 

 
 
 
 

 

Inclua considerações gerais sobre o texto.*

 

 

 

Recomendação final*

 

 
 
 
 


Os resultados possíveis do processo de avaliação são:

  • artigo aceito para publicação;
  • artigo submetido a nova rodada;
  • revisões requeridas;
  • rejeição.

 

Periodicidade

A Archives of Veterinary Science publica um volume anual com quatro números disponibilizados em março, junho setembro e dezembro.

Cada número possui 10 manuscritos, totalizando 40 publicações anuais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

This journal utilizes the LOCKSS system to create a distributed archiving system among participating libraries and permits those libraries to create permanent archives of the journal for purposes of preservation and restoration. More...

 

Equipe Editorial

Editora

Julia Arantes Galvão

 

Editores de Seção

 

Prof. Dr. André Muniz Afonso

Prof.ª Dr.ª Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt

Prof. Dr. Gilson Antônio Pessoa

Prof. Dr. Ivan Roque Barros Filho

Prof. Dr. João Henrique Perotta

Prof. Dr. José Carlos Ribeiro Júnior

Prof. Dr. Juan Carlos Duque Moreno

Prof.ª Dr.ª Juliana Sperotto Brum

Prof. Dr. Luciano dos Santos Bersot

Prof. Dr. Rafael Felipe da Costa Vieira

Prof. Dr. Rogério Martins Amorim

Prof.ª Dr.ª Simone Tostes de Oliveira Stedile

Dr.ª Thállitha Samih Wischral Jayme Vieira