AGENESIA UNILATERAL DE CORNO UTERINO EM CADELA: CONSIDERAÇÕES REPRODUTIVAS, CIRÚRGICAS E HISTOPATOLOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i1.58687Palavras-chave:
anomalias uterinas, gestação, ovário-histerectomia, reprodução em caninosResumo
A agenesia unilateral de corno uterino é alteração incomum em cadelas e, embora algumas vezes relatada, as informações ainda são superficiais. É relatado o caso de uma fêmea canina primípara, sem raça definida, encaminhada para ovário-histerectomia eletiva. Durante a realização do procedimento verificou-se a ausência do corno uterino esquerdo. Por meio de avaliação anatomohistopatológica confirmou-se agenesia de corno uterino unilateral. O objetivo deste trabalho é relatar observações acerca dos aspectos reprodutivos de uma cadela portadora desta afecção, postuladas por autores, assim como a conduta cirúrgica e a avaliação histopatológica do caso em questão.
Downloads
Publicado
2019-03-28
Como Citar
Dalmolin, F., Pinto Filho, S. T. L., Beck, R. C., Hartmann, H. F., Fighera, R. A., & Brun, M. V. (2019). AGENESIA UNILATERAL DE CORNO UTERINO EM CADELA: CONSIDERAÇÕES REPRODUTIVAS, CIRÚRGICAS E HISTOPATOLOLÓGICAS. Archives of Veterinary Science, 24(1). https://doi.org/10.5380/avs.v24i1.58687
Edição
Seção
Medicina e Cirurgia de Pequenos Animais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











