DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA ADESÃO ÀS BOAS PRÁTICAS HIGIÊNICAS EM SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3.58103Palavras-chave:
Doenças Transmitidas por Alimentos, higiene dos alimentos, manipulação de alimentos, segurança alimentarResumo
Supermercados são os principais equipamentos de aquisição de alimentos pela população. A baixa adesão às Boas Práticas higiênicas em tais estabelecimentos pode comprometer a oferta de alimentos seguros. Objetivando-se identificar a adequação às Boas Práticas em supermercados de um município da região metropolitana de Curitiba, realizou-se um estudo exploratório-descritivo em 19 supermercados por meio da aplicação de um checklist abordando 20 áreas do setor supermercadista em 376 itens. Os estabelecimentos foram classificados segundo apresentação de conformidades, dado que: 10,53%(n=2) alcançaram classificação 1, com 76 a 100% de conformidade; 15,79%(n=3) atingiram classificação 2, entre 51 a 75% de conformidade; e 73,68%(n=14) apresentaram classificação 3, com percentual de conformidade com a legislação sanitária inferior a 50%. Constatou-se alto índice de irregularidades em áreas que não são visíveis ao consumidor, como nas câmaras frias de produtos cárneos refrigerados que apresentaram produtos em contato direto com o piso em 47,37% (n=9) dos casos. Observou-se a presença de contaminação cruzada em 57,89% (n=11) dos balcões refrigerados; 52,63% (n=10) das câmaras frias de produtos cárneos refrigerados; e 31,58% (n=6) das câmaras frias de produtos cárneos congelados. Notou-se a utilização de alimentos vencidos em 36,84%(n=7) das padarias. Quanto à higiene pessoal dos manipuladores, verificou-se que 84,21% (n=16) dos sanitários não apresentavam pia com sabonete líquido e papel toalha para a adequada higienização das mãos. A presença ou vestígios de pragas foi constatada em 63,16%(n=12) dos casos. Dessa forma, o panorama sanitário identificado demonstrou ausência de conformidade em áreas críticas para segurança alimentar, caracterizando risco à saúde do consumidor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











