ASSOCIAÇÃO DE MANANOLIGOSSACARÍDEOS E YUCCA COMO PROMOTOR DA SAÚDE INTESTINAL E CARACTERÍSTICAS FECAIS DE CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1.56901Palavras-chave:
aditivos, microbiota, prebiótico, saúde intestinalResumo
Objetivou-se avaliar a associação de mananoligossacarídeos (MOS) e extrato de yucca (Bio-Balance®) sobre os coeficientes de digestibilidade aparente (CDA) dos nutrientes e energia metabolizável (EM) da dieta, saúde intestinal e características fecais de cães. Foram avaliadas três dietas secas extrusadas, de mesma formulação, contendo: 0, 400 e 800 g/t de um blend de MOS + yucca. Foram utilizados 15 cães adultos da raça Beagle, distribuídos inteiramente ao acaso (n=5), os quais foram alimentados durante 30 dias com as dietas experimentais, sendo 25 dias de adaptação e cinco dias de coleta total de fezes. Não houve diferença entre os CDA e EM das dietas (P>0,05). Entretanto, houve redução da amônia, pH, odor fecal e aumento na matéria seca fecal (P<0,05). Observou-se aumento linear do ácido acético e dos ácidos graxos de cadeia curta totais (AGCC) e redução dos ácidos graxos de cadeira ramificada (AGCR) das fezes com a inclusão de MOS + yucca na dieta (P<0,05). A combinação de MOS e yucca na dieta reduz a produção de amônia e AGCR, diminuindo o odor fecal. Além disso, aumenta a produção de ácido acético intestinal e a matéria seca fecal dos cães, contribuindo com a saúde intestinal e a melhoria da consistência fecal desses animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











