TÉCNICA PARA MENSURAÇÃO OVARIANA POR VIDEOLAPAROSCOPIA EM AVES – MODELO EXPERIMENTAL – CODORNA-JAPONESA (Coturnix coturnix japonica)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i4.56889Palavras-chave:
AVE, FOTOPERÍODO, GÔNADA, OVÁRIO, VIDEOCIRURGIAResumo
RESUMO A redução do tamanho e da vascularização do aparelho reprodutor feminino pode auxiliar no tratamento de aves de estimação que sofrem com postura crônica e outras complicações reprodutivas e facilitar a salpingohisterectomia. Usando como modelo a codorna-japonesa (Coturnix coturnix japonica), os objetivos do presente estudo foram a obtenção de um método eficaz para realizar a mensuração ovariana por videolaparoscopia de aves em postura e avaliar qual a redução proporcionada pela restrição luminosa por um período 24 dias. Foram realizadas videolaparoscopias em 18 codornas para a mensuração ovariana por meio das imagens obtidas utilizando uma régua milimétrica especialmente confeccionada e o software ImageJ. Após, receberem oito horas diárias de luz durante 24 dias, as aves foram submetidas à eutanásia e necropsia para nova mensuração ovariana. Dezesseis codornas apresentaram folículos ovarianos excedendo o campo visual do endoscópio. A régua milimétrica e o software ImageJ foram considerados eficazes para realizar a mensuração ovariana por videolaparoscopia quando os ovários não excedem o tamanho do campo visual, porém a técnica não é indicada para a mensuração de estruturas grandes como o ovário com pleno desenvolvimento folicular. Para utilizar a técnica descrita, é necessário desenvolver um acesso cirúrgico que permita a visualização do ovário em um único campo visual em todas as fases reprodutivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.