CARDIOMIOPATIA ARRITMOGÊNICA DO VENTRÍCULO DIREITO EM CÃES DA RAÇA BOXER: ATUALIDADES NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i2.56842Palavras-chave:
arritmia, arritmogênese, antiarrítmicos, Holter, morte súbita, terapiaResumo
A cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito (CAVD) é uma doença miocárdica hereditária observada no Boxer adulto, caracterizada pela substituição dos cardiomiócitos do ventrículo direito (VD) por tecido fibroadiposo, gerando áreas propensas à formação de arritmias ventriculares, que podem culminar em morte súbita. Devido aos avanços no mapeamento genético em cães domésticos, pode-se concluir que os Boxers são acometidos pela CAVD de maneira similar ao que ocorre em pessoas, e, portanto, são considerados um modelo animal natural para o estudo da CAVD humana. Não há um teste de diagnóstico único e específico para CAVD, portanto, em Medicina Veterinária o diagnóstico baseia-se na presença de uma combinação de achados, que podem incluir presença de taquiarritmia ventricular sem outras causas documentáveis para a arritmia e histórico familiar de CAVD. O tratamento é direcionado ao manejo da arritmia, e sotalol e/ou mexiletine são os antiarrítmicos mais comumente prescritos. Embora alguns cães afetados apresentem morte súbita ou desenvolvam insuficiência cardíaca congestiva, muitos deles apresentam arritmias ventriculares controláveis por antiarrítmicos e vivem uma vida normal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.