PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO DE ALIMENTOS ISOLADOS E MISTURADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i1.5622Palavras-chave:
capacidade tamponante, capacidade de troca catiônica, capacidade de hidratação, fibra em detergente neutro, aditividade, buffering capacity, cation-exchange capacity, water-holding capacity, neutral detergent fiber, addictivityResumo
As propriedades de capacidade de troca catiônica (CTC), acidez titulável (AT) e capacidade de hidratação (CH) foram determinadas na fibra em detergente neutro de amostras de milho (M), farelo de soja (FS), palha de trigo (PT), de 0,65M+0,35FS (MFS) e de MFS diluída com 7,5, 15, 22,5 e 30% de PT. As determinações foram realizadas em experimento de laboratório com seis replicatas por material estudado. Os valores observados para as três propriedades foram decrescentes para FS, M e PT, não diferindo entre M e PT para CH. Na avaliação da fibra das misturas de ingredientes, a diluição de MFS com PT afetou de forma linear a AT, quadrática a CH e cúbica a CTC. Apenas a medida AT demonstrou aditividade, mostrando-se uma medida potencialmente útil para a predição da capacidade tamponante da fibra de alimentos compostos a partir da sua determinação em alimentos isolados.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











