EFEITO DA MONENSINA SÓDICA NO CONSUMO DE ALIMENTOS E pH RUMINAL EM OVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i1.5619Palavras-chave:
Cordeiro, ionóforos, rúmen, Lamb, ionophores, rumenResumo
Objetivou-se avaliar os efeitos da adição da monensina sódica no consumo de alimentos e no pH do líquido ruminal em ovinos. Foram utilizadas quatro ovelhas da raça Santa Inês, não prenhas, não lactantes e canuladas no rúmen. O delineamento experimental utilizado foi o quadrado latino, com quatro tratamentos (T1 - 0; T2 - 25; T3 - 50 e T4 - 75 mg de monensina/ animal/dia). Foram avaliados o consumo de ração, de matéria seca e o pH do fluido do rúmen. A colheita do líquido ruminal para determinação do pH foi realizada às 0; 2; 4; 6 e 8 horas após a alimentação. As análises de variância para consumo de ração e de matéria seca mostraram não haver efeito significativo dos níveis de monensina. Não foi observado efeito significativo nos valores médios do pH ruminal de cada tratamento e na interação tratamento x tempo; os valores de pH ruminal foram considerados normais. Houve diferença estatística no decorrer das horas. O consumo voluntário de alimentos e o pH do líquido ruminal não foram influenciados pela adição da monensina sódica na dieta dos ovinos, para a qual os valores de pH permaneceram elevados, caracterizando um bom ambiente de fermentação ruminal.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











