CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E MORFOLÓGICA DE CÉLULA ESPERMÁTICA DE CAPIVARA (Hydrochoerus hydrochaeris)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i1.5613Palavras-chave:
capivara, célula espermática, morfometria, morfologia, patologias, capybara, spermatic cells, morphometry, morphology, pathologyResumo
Células espermáticas de capivara foram obtidas de epidídimos de 50 animais abatidos em matadouro e divididos em dois grupos distintos (G1 e G2) e avaliadas quanto à morfologia em microscopia de luz e microscopia eletrônica de transmissão e varredura. Células fixadas em lâminas de vidro com metanol (G1) e formol salino (G2) foram avaliadas para identificação de defeitos, classificados segundo BLOM (1973). Os achados do presente estudo demonstraram que 52,6% das células avaliadas apresentavam defeitos em sua morfologia, sendo estes distribuídos em defeitos maiores (28,20%) e menores (24,42%), e agrupados em defeitos de cabeça, cauda e peça intermediária. Os mesmos foram confirmados pela microscopia eletrônica de varredura. Através da avaliação morfométrica foi possível caracterizar o comprimento e a largura da cabeça e peça intermediária, e comprimento de cauda espermática (x ± sd) respectivamente, 6,85 + 0,81 µm e 4,00 + 2,53 µm, 6,97 + 2,53 µm e 1,53 + 0,27 µm e 44,20 + 8,03 µm. Pela microscopia eletrônica de transmissão caracterizou-se a cabeça espermática alongada, com cromatina nuclear condensada e núcleo extremamente denso; a cauda espermática demonstrou ser semelhante à de outros mamíferos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











