NÚMERO TOTAL DE ESPERMATOZÓIDES DE GARANHÕES OBTIDOS ATRAVÉS DA COLHEITA COM VAGINA ARTIFICIAL E POR FLUXO RETRÓGRADO DA CAUDA DO EPIDÍDIMO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i1.5607Palavras-chave:
espermatozóides, garanhão, cauda do epidídimo, spermatozoids, stallion, tail of the epididymisResumo
Neste trabalho foram utilizados 7 garanhões com o objetivo de se comparar o número total de espermatozóides recuperados através da técnica de fluxo retrógrado da cauda do epidídimo com os colhidos com a vagina artificial. Numa fase preliminar foi realizada avaliação do sêmen colhido com a vagina artificial e 7 dias após os garanhões foram submetidos ao procedimento de orquiectomia bilateral para recuperação e avaliação dos espermatozóides da cauda do epidídimo. As células espermáticas foram colhidas através da segmentação em 3 partes da cauda do epidídimo e sua lavagem por fluxo retrógrado com diluente. A contagem do número total de espermatozóides colhidos com a vagina artificial da cauda do epidídimo foi realizada imediatamente após a colheita. Concluiu-se que houve diferença significativa (p<0,05) entre as duas técnicas utilizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











