ALTA OCORRÊNCIA DE GOTA CITOPLASMÁTICA DISTAL ALTERA PARÂMETROS RELACIONADOS AO MOVIMENTO ESPERMÁTICO DE REPRODUTORES SUÍNOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i4.54725Palavras-chave:
ejaculado, morfologia espermática, motilidade espermática, suínoResumo
O objetivo da pesquisa foi comparar parâmetros relacionados ao movimento espermático de ejaculados aprovados e reprovados com alta ocorrência de gota citoplasmática distal. Foram selecionadas 169 amostras de morfologia espermática para serem utilizadas no estudo. Destas, 25 foram reprovadas devido à presença de mais de 10% de gota distal e 144 foram aprovadas em todos os parâmetros avaliados. A avaliação da morfologia espermática foi realizada, contabilizando 200 células por amostra, utilizando microscópio com aumento de 100x. Considerou-se aprovado o ejaculado que apresentou, de forma cumulativa, menos de 20% de células anormais, menos de 5% de defeitos de cabeça, acrossoma, colo e peça intermediária e menos de 10% de alterações de cauda e presença de gota proximal e distal. Características da motilidade espermática avaliada pelo sistema computadorizado foram coletadas de todos os ejaculados avaliados no estudo. Ejaculados reprovados devido à alta ocorrência de gota distal apresentaram menor velocidade em linha reta (p=0,04), menor motilidade total (p=0,035) e progressiva (p=0,004) quando comparados a ejaculados aprovados no exame morfológico. Os resultados indicam que a alta ocorrência de gota citoplasmática distal influencia nos parâmetros de movimento espermático de reprodutores suínos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











