ÍNDICES DE CONFORMAÇÃO CORPORAL DE EQUÍDEOS CRIADOS NO PANTANAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3.53936Palavras-chave:
Equus caballus, Equus asinus, genótipos, índice de conformação, região PantaneiraResumo
Os índices de conformação corporal (ICC) possibilita estimar aptdões de equinos. Não existem estudos que avaliem ICC em diferente grupos genéticos (GG) de equídeos puros criados no Pantanal. O objetivo foi avaliar ICC de 452 equídeos distribuídos em Árabe, Quarto de Milha, Pantaneiro, Crioulo, equinos e muares mestiços. Foram mensurados nos equídeos medidas lineares e através da combinações destas, realizou-se a estimação dos ICC. Para análise da diversidade entre os grupos genéticos, utilizou-se procedimento univariados e multivariados. Os ICC apresentam diferenças entre os grupos genéticos de equídeos criados no Pantanal. Pode-se hipotisar que os produtores tem optado por utilizar raças exóticas na produção de equinos e muares mestiços, visto o menor distanciamento encontrado entre a Crioula e Quarto de Milha, e maior com a raça local (Pantaneira). Equinos Pantaneiros, equinos e muares mestiços fêmeas possui menor aptdão para tarefas que exigem força, menor porte corporal e capacidade de carga, aptdões para sela em relação as raças puras exóticas. Apesar dos equinos Pantaneiros apresentarem menores aptdões para aitvidade que exijam força e capacidade de carga em relação as raças exóticas, não houve uma diferença de classificação suficiente para mudar o tipo coporal do animal (brevelíneo, mediolíneo e longelíneo), e considerando que esta raça possui perfil eumétrico (médio porte) e já adaptada as condições do Pantanal, os produtores podem optar seu uso quando se busca agregar também a rusticidade nos animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











