USO DE SOLUÇÃO DE EXTRATO DE PRÓPOLIS COMO ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE EM FERIDAS CUTÂNEAS CAUSADAS POR ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO EM CÃO

Autores

  • Helder Henrique Medeiros Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP
  • Vinicius Fachini Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP
  • Maria Amélia Ferrão Pupin Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP
  • Edmilson Rodrigo Daneze Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal-SP.
  • Cleber Jacob Silva de Paula Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v24i2.53295

Palavras-chave:

Escherichia coli, ferida cutânea, medicamento natural, própolis

Resumo

O objetivo do presente estudo é relatar o uso de solução de extrato de própolis à 11% como medicamento na cicatrização de feridas cutâneas oriundas de acidente automobilístico em um cachorro sem raça definida, de aproximadamente três anos de idade e 8,0 kg de peso. O paciente foi admitido sete dias após o acidente, com boa saúde e sem sinais de claudicação, incoordenação ou indícios de fratura óssea, apresentando lesões cutâneas na região direita do peito, na porção dorsal do membro torácico direito e na porção medial do membro pélvico direito. As feridas não apresentavam edema ou secreções, porém possuíam crostas associadas a leve conteúdo purulento e discreto odor fétido. Foi instituído como tratamento lavagem das feridas com água e sabão neutro e instilação de solução de extrato de própolis à 11%. Antes e 24 horas após a primeira instilação da solução de própolis foram feitas colheitas de material para cultura microbiológica de uma das feridas, que revelou colônias de Escherichia coli na cultura inicial, enquanto que na cultura posterior não houve crescimento de micro-organismos. Após o início do tratamento do paciente foi possível observar excelente evolução do aspecto das feridas, não sendo observado edema nas bordas, episódios de prurido, hemorragia ou secreções. As feridas cicatrizaram dentro de um tempo considerável para o tamanho de cada lesão e apresentaram excelente aspecto físico. 

Biografia do Autor

Helder Henrique Medeiros, Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP

Aluno do curso de graduação em Medicina Veterinária da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Fundação Educacional de Ituverava, Ituverava-SP.

Vinicius Fachini, Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP

Aluno do curso de graduação em Medicina Veterinária da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Fundação Educacional de Ituverava, Ituverava-SP.

Maria Amélia Ferrão Pupin, Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP

Aluno do curso de graduação em Medicina Veterinária da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Fundação Educacional de Ituverava, Ituverava-SP.

Edmilson Rodrigo Daneze, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal-SP.

Médico Veterinário. Aluno do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (Patologia Animal) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal-SP.

Cleber Jacob Silva de Paula, Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE), Ituverava-SP

Médico Veterinário. Docente do curso de graduação em Medicina Veterinária da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Fundação Educacional de Ituverava, Ituverava-SP.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Medeiros, H. H., Fachini, V., Pupin, M. A. F., Daneze, E. R., & Paula, C. J. S. de. (2019). USO DE SOLUÇÃO DE EXTRATO DE PRÓPOLIS COMO ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE EM FERIDAS CUTÂNEAS CAUSADAS POR ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO EM CÃO. Archives of Veterinary Science, 24(2). https://doi.org/10.5380/avs.v24i2.53295

Edição

Seção

Medicina e Cirurgia de Pequenos Animais