ANÁLISE DE FATORES DE RECEPTIVIDADE E VULNERABILIDADE NA ELABORAÇÃO DE MODELO DE RISCO DE ATAQUES DE MORCEGOS HEMATÓFAGOS A BOVINOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i2.52298Palavras-chave:
Desmodus rotundus, modelo de risco, SIG, raivaResumo
O morcego hematófago Desmodus rotundus é o principal transmissor da raiva dos herbívoros domésticos, causando enormes prejuízos na pecuária da América Latina. Utilizando um modelo de análise de decisão por múltiplos critérios em Sistema de Informações Geográficas (SIG) foi possível integrar informações e gerar um mapa de áreas de risco a ataques de D. rotundus aos bovinos no Munícipio de São Pedro – SP, o qual foi validado com um mapa de ataques de D. rotundus ocorridos, e avaliada a importância relativa dos fatores de vulnerabilidade e receptividade na elaboração de um modelo de risco de ataques de morcegos hematófagos a bovinos ocorridos no município. As áreas de risco alto e muito alto previstas pelo modelo estavam localizadas em grandes áreas na porção oeste e centro-norte do município, e em áreas menores na porção sul, porem os ataques concentraram-se somente nas áreas previstas nas porções oeste e centro-norte, e também mais próximas dos abrigos mais populosos localizados nestas regiões. A análise dos fatores de vulnerabilidade e receptividade na validação do modelo de risco de ataques a bovinos indicou que a distância dos abrigos de morcegos hematófagos aos rebanhos e o número de morcegos existentes nestes abrigos parece ter maior relevância na definição de áreas de ataques que a densidade populacional de herbívoros domésticos existentes. O modelo é útil, podendo ser usado em ações de vigilância epidemiológica, concentrando seus esforços nas áreas mais vulneráveis, poupando assim tempo e recursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.