ADIÇÃO DE SIMBIÓTICO EM RAÇÕES DE LEITÕES COM DESAFIO NUTRICIONAL NO PERÍODO DE CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i3.52265Palavras-chave:
desempenho, diarreia, dieta complexa, digestibilidade, suínosResumo
O objetivo foi avaliar a adição de simbiótico em rações para leitões na fase de creche com desafio nutricional. Foram utilizados 84 leitões, machos, castrados, em arranjo fatorial 2x2 (Dieta e Simbiótico), com 7 repetições e 3 animais por repetição. Tratamentos: DAD (dieta de alta digestibilidade), DBD (dieta de baixa digestibilidade), DAD+S (dieta de alta digestibilidade com simbiótico) e DBD+S (dieta de baixa digestibilidade com simbiótico). Variáveis estudas: ganho de peso diário (GPD), consumo médio de ração (CMR), conversão alimentar (CA) e frequência de fezes. Os parâmetros de desempenho foram comparados com o teste de Dunnett; considerando como controles a DAD e ausência de simbiótico. Para efeito da dieta, não foi observado diferença dos 21 aos 42 dias de idade, no entanto a DBD resultou em menor GPD (P<0,1) dos 42 aos 63 e menor CMR e GPD no período total (P<0,1). Por outro lado, a adição do simbiótico piorou (P<0,1) o CMR e o GPD dos 21 aos 42, o GPD e a CA dos 42 aos 63 e no período total (P<0,1). Na interação (dieta x simbiótico), dos 21 aos 42 dias de idade foi verificado melhor GPD e CMR no grupo com a DAD; enquanto, dos 42 aos 63, é observado piora (P<0,1) no GPD nos grupos com adição de simbiótico e piora na CA apenas no grupo DAD+S (P<0,1). No período total a DAD resultou em maior GPD (P<0,1). Quanto a frequência por tipo de fezes, o grupo com a DBD apresentou menor frequência do tipo normal e maior frequência do tipo aquosa (p<0,05). A utilização de dietas composta por ingredientes de alta digestibilidade é importante para o melhor GPD e CMR em fase de creche, enquanto que a adição do simbiótico estudado, em geral piorou o desempenho em ambos as dietas, podendo ainda aumentar a incidência de diarreia em leitões quando associado com DBD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











