ESTUDO SOBRE INDUÇÃO DE PARTOS GEMELARES EM VACAS NELORE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i4.51910Palavras-chave:
biotécnicas da reprodução, inseminação artificial em tempo fixo, parto duplo, pecuária sustentável, transferência de embriõesResumo
RESUMO: Buscando melhorar os índices produtivos da pecuária de corte no Brasil, várias pesquisas nas áreas de nutrição, sanidade e reprodução animal estão sendo desenvolvidas e, no que tange à reprodução animal, o emprego das biotecnologias tem se destacado. A associação entre Inseminação em Tempo Fixo, seguida de Transferência de Embriões pode melhorar a taxa de gestação e o número de bezerros nascidos, por meio da indução de gestações gemelares. Contudo os dados na literatura sobre a viabilidade desta associação são controversos, bem como a maioria das pesquisas foram conduzidas com animais de origem europeia e não avaliaram o desempenho dos bezerros. O objetivo deste estudo foi avaliar a indução de parto gemelar em vacas da raça Nelore, por meio da associação de IATF e TE, sobre a taxa de gestação, índice de parto distócico, taxa de rejeição e o desempenho dos bezerros até o desmame. Foram utilizadas 93 vacas da raça Nelore (10 doadoras e 83 receptoras). As doadoras foram sincronizadas com implante intravaginal e superovuladas com 250 UI de FSH e as receptoras foram inseminadas em tempo fixo no mesmo dia das doadoras. Sete dias após a inseminação, as receptoras foram inovulados. Os resultados mostraram que a taxa de gestação foi de 75,50%, sendo que destes, 58,73% foram de gestação simples e somente 34,92% foram de gestação dupla. Houve diferença (P<0,05) no tempo de gestação, sendo menor para gestação gemelar. A indução de partos gemelares não aumentou a taxa de distocia, de retenção de placenta, de aborto e de natimorto, contudo elevou a taxa de rejeição das vacas pelos bezerros. A gestação dupla resultou em menor peso vivo dos bezerros ao nascimento, aos três e aos sete meses idade (P<0,05).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











