ASPECTOS RELACIONADOS COM A EMISSÃO DE METANO DE ORIGEM RUMINAL EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BOVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i3.5122Palavras-chave:
Fermentação ruminal, metano, produção animal, efeito estufa, ruminantes, Animal production, greenhouse effect, methane, ruminal fermentation, ruminantsResumo
O gás metano possui reconhecidamente um importante papel como intensificador do efeito estufa. Pelo seu processo digestivo de fermentação entérica, os ruminantes convertem os carboidratos presentes na dieta em ácidos graxos voláteis, resultando na produção de dióxido de carbono e metano. Dessa forma, os ruminantes são reconhecidos como importantes emissores de metano ruminal para a atmosfera, sendo que a produção deste gás representa ainda perdas energéticas para os animais em relação à energia consumida. Animais consumindo dietas de baixa qualidade podem produzir mais metano por unidade de produto (carne ou leite) em relação aos animais de alta produção consumindo dietas de melhor qualidade em maiores níveis de ingestão. Resultados têm mostrado que a redução da emissão de metano pela pecuária está ligada à melhoria da dieta, à melhoria dos pastos, à suplementação alimentar, à seleção por maior potencial genético de produção e a outras medidas que reflitam na melhor eficiência produtiva, resultando em menores ciclos de produção.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.