TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DOS EXTRATOS AQUOSO E HIDROALCOÓLICO BRUTOS DE Jacaranda micrantha Cham. (“CAROBA”) SOBRE CEPAS DE Staphylococcus coagulase positiva E Salmonella spp. PADRÕES E ISOLADAS EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i2.51197Palavras-chave:
antibacteriano, desinfetante, extrato vegetalResumo
A resistência microbiana a compostos químicos convencionais, bem como demanda por tecnologias adequadas ao sistema de produção orgânico/agroecológico motivaram o desenvolvimento desta pesquisa na busca de soluções antibacterianas originadas de extrações vegetais. Os objetivos foram realizar screening fitoquímico e avaliar a atividade dos extratos aquoso (EA) e hidroalcoólico (EH) brutos de Jacaranda micrantha Cham. Com o teste de suspensão quantitativo os extratos das folhas nas proporções 5 g : 100 mL, 10 g : 100 mL e 20 g : 100 mL foram confrontados com as cepas Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Salmonella Choleraesuis ATCC 10708, e na de 10 g : 100 mL (100 mg/mL) com isoladas em alimentos de origem animal: S. coagulase positiva (N=20) e S. spp. (N=20). As densidades populacionais de confronto (DP) foram 107, 106 e 105 UFC/mL, nos tempo de contato de oito e 24 horas. Análise fitoquímica qualitativa detectou a presença de compostos fenólicos, taninos condensados e flavonas tanto no EA quanto no EH, e de saponinas apenas no EA. Foi praticamente inexistente a atividade antibacteriana do EA. Já o EH, tomando como referência a proporção 10 : 100, nas 24 h de contato inativou as duas cepas padrões (exceção da Salmonella na maior DP). Frente as isoladas, apresentou melhor atividade sobre S. coagulase positiva reduzindo a DP ou inativando 70% delas na 107, 95% na 106 e 100 % na 105 UFC/mL. As evidências mostram que além das variáveis proporção peso : volume, densidade populacional e tempo de confronto, características intrínsecas dos gêneros e dos indivíduos isolados interferiram na atividade dos extratos. Concluiu-se que o EA pouco apresentou atividade antibacteriana, e que o EH apresentou maior efeito microbiológico frente aos gêneros confrontados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











