PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO DE DIFERENTES PALHAS DE TRIGO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i3.5117Palavras-chave:
capacidade de hidratação, capacidade tamponante, fibra em detergente neutro, palha de trigo, propriedades físico-químicas, buffering capacity, neutral-detergent fiber, physico-chemical properties, water-holding capacity, wheat strawResumo
Foram avaliadas as propriedades físicoquímicas de capacidade tamponante e de hidratação da fibra em detergente neutro de cinco amostras de palha de quatro variedades de trigo. Foi utilizado delineamento em blocos casualizados (corridas laboratoriais), com seis repetições de cada material. A capacidade tamponante, medida através da acidez titulável (mmol HCl/100g matéria seca de fibra), foi significativamente maior para BR-23B (61,2), BR-35 (60,2) e CEP-19 (59,3), e menor para BR-23A (53,4) e CEP-21 (52,2) (P<0,05). A diferença entre as palhas foi maior no intervalo de pH entre 5,4 e 2,7, e a acidez titulável medida neste intervalo foi mais sensível, diferenciando as amostras BR23B e CEP19 (P<0,05). Não houve diferença significativa entre as palhas para a capacidade de hidratação (média = 5,34 g H2O/g matéria seca de fibra, P>0,05), embora esta medida tenha apresentado correlação positiva com a acidez titulável (r = 0,88, P<0,05). A capacidade tamponante da fibra de palhas de trigo parece depender tanto da variedade quanto da partida da amostra.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











