VALORES DE REFERÊNCIA PARA O PERFIL ELETROFORÉTICO DE PROTEÍNAS SÉRICAS EM CABRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i3.5115Palavras-chave:
proteinograma, eletroforese, albumina, globulina, caprinos, proteinogram, serum proteins, electrophoresis, albumin, globulin, goatsResumo
O perfil eletroforético de proteínas séricas é uma ferramenta que pode ser utilizada como auxílio ao diagnóstico de diversas patologias. No entanto, para adequada interpretação deste exame, é necessário o estabelecimento dos valores de referência locais, uma vez que estes podem divergir daqueles obtidos em outras condições. Assim, o objetivo do presente trabalho foi determinar valores de referência para o exame eletroforético de proteínas séricas em caprinos criados no estado do Rio Grande do Norte. Foram coletadas amostras de sangue de 22 caprinos adultos negativos para o vírus da artrite e encefalite caprinas, de propriedades localizadas no município de Afonso Bezerra, RN. Foram determinados os níveis séricos de proteínas totais e das diferentes frações de proteínas separadas por eletroforese. Os resultados obtidos foram: proteínas totais - 70,0g/L; albumina - 37,0g/L; a- globulinas - 7,63g/L; b1-globulinas - 10,4g/L; b2- globulinas - 10,2g/L; g-globulinas - 4,76g/L e relação albumina/globulinas - 1,16. Assim, os resultados obtidos poderão ser utilizados no auxílio ao diagnóstico de doenças em caprinos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.