AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CICATRIZANTE DE PREPARADOS À BASE DE JUCÁ (Caesalpinia ferrea Mart.)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i3.50360Palavras-chave:
jucá, lesão, cicatrizaçãoResumo
A Cesalpinia ferrea, conhecida popularmente como jucá, possui diversas atividades farmacológicas comprovadas. Na região nordeste do Brasil esta planta é frequentemente usado no tratamento de feridas cutâneas, apresentando bons resultados, o que desperta grande interesse nos estudos biotecnológicos e farmacológicos dessa espécie. O objetivo desse estudo foi avaliar a atividade cicatrizante da vagem de jucá (C. ferrea) isolada ou em associação com o açúcar, na cicatrização de feridas cutâneas de coelhos. Foram utilizados 40 coelhos (Oryctalagus cunicullus) adultos, divididos em cinco grupos: controle, pó das vagens in natura, pó das vagens in natura acrescido de açúcar (1:1), jucá em pomada com veículo glicerinado, e jucá acrescido de açúcar em pomada com veículo glicerinado, administrados três vezes ao dia. Após anestesia dissociativa foi realizada a confecção cirúrgica de feridas padronizadas, na dimensão de 2,5 cm2. Foram realizadas avaliações clínicas diárias, análises macroscópicas e histopatológicas das lesões nos dias três e dez após a confecção cirúrgica das feridas. Os resultados revelaram que não houve diferença significativa entre os grupos com relação ao tempo de cicatrização, porém o tratamento tópico com pomada formulada com o pó oriunda da vagem de jucá promoveu um aumento significativo da contração da área da lesão no terceiro e décimo dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











