ANÁLISE DO PARASITISMO POR NEMATOIDES DA FAMÍLIA ANISAKIDAE EM PEIXES MARINHOS PROVENIENTES DO LITORAL PARANAENSE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i1.49140Palavras-chave:
Anisakis sp., anisaquíase, parasitose alimentar, pescado, zoonoseResumo
A anisaquíase é uma zoonose causada por nematóides da família Anisakidae, com destaque para as espécies Anisakis simplex e Pseudoterranova decipiens, cuja transmissão está associada ao consumo de pescado cru ou pouco cozido contaminado por larvas desse parasito. No Brasil, ainda não há notificação de casos humanos, mas estudos mostraram a existência de peixes contaminados com o parasita. O objetivo desse estudo foi realizar a pesquisa de formas larvares de nematoides da família Anisakidae em peixes teleósteos de grande comercialização no litoral do Paraná. Foram adquiridos 460 peixes em estabelecimentos de pescado nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, sendo 100 Robalos-peva (Centropomus paralellu), 200 Linguados (Paralichtys brasiliensis), 50 Peixe-espada (Trichiurus lepturus), 100 Betaras (Menticirrus americanus) e 10 Cavalas (Scomberomus cavala). Os peixes foram medidos, necropsiados, filetados e sua cavidade geral e musculatura avaliadas quanto à presença de parasitos. Do total de exemplares de peixes, nenhum (0%) apresentou o parasita pesquisado. Esse é o primeiro registro da pesquisa de larvas de anisaquídeos em peixes comercializados no litoral do Estado do Paraná. Os resultados obtidos não dispensam a preocupação de novas pesquisas desses parasitos, uma vez que estes constituem importante risco para a saúde pública, já tendo sido relatados em diversos estudos no Brasil. Além disso, pesquisas devem ser feitas em outras espécies de peixes presentes no litoral paranaense, buscando refletir de forma adequada o risco de anisaquíase e alertar, assim, o possível aparecimento de casos em humanos no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











