PREVALÊNCIA DE AFECÇÕES DA CAVIDADE ORAL DE CAVALOS DE TRAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i4.47226Palavras-chave:
alterações dentárias, carroceiro, dieta, escore corporal, equinos.Resumo
Afecções dentárias são as principais enfermidades da cavidade oral de equinos, podendo estar relacionadas à dieta e ao escore corporal. Objetivou-se neste estudo avaliar as desordens dentárias, escore corporal e o manejo alimentar que cavalos de tração da região metropolitana de Curitiba apresentam, e verificar se há correlação entre eles. Foram avaliados 64 equinos, através de exame clínico e avaliação odontológica. Destes, 52 apresentaram escore corporal adequado, 54 apresentaram apenas uma alteração dentária e 27 apresentaram duas ou mais, sendo a presença de caninos longos a alteração mais encontrada, observada em 20 cavalos. Pontas de esmalte, ganchos, rampas, presença do dente primeiro pré-molar, fraturas dentárias, cálculos dentários, degraus e ausência de dentes foram outras alterações encontradas. Os principais componentes da dieta desses cavalos de tração são: pasto, capim picado, farelo de trigo, milho e restos de comida. Através do Teste de Correlação de Spearman verificou-se ausência de significância estatística na correlação entre a dieta, as alterações dentárias e o escore corporal. Conclui-se com este estudo que os cavalos carroceiros da região metropolitana de Curitiba apresentam baixa prevalência de problemas dentários, os quais não são influenciados pela dieta e não acarretam em prejuízos ao seu escore corporal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.