Open Journal Systems

AVALIAÇÃO IN VITRO DOS EFEITOS INSETICIDA E LARVICIDA DE OITO ÓLEOS ESSÊNCIAIS SOBRE O CASCUDINHO AVIÁRIO (Alphitobius diaperinus)

Andreia Volpato, Gabriela Galli, Gabriela Campigotto, Patricia Glombowsky, Roberto Santos, Aleksandro Schafer Da silva, Rodrigo Vaucher

Abstract


Alphitobius diaperinus, popularmente conhecido como o cascudinho de aviário, é um inseto que se destaca na avicultura por ser vetor de patógenos e de difícil controle. Esta dificuldade está relacionada à contra-indicação na utilização de produtos químicos, já que enquanto as aves estão no aviário, grandes prejuízos podem ocorrer em consequência de elevadas infestações. Portanto, produtos naturais com potencial inseticida e larvicida poderiam ser usados, sem prejudicar as aves e sem deixar resíduo na carne do frango. Em virtude disso, neste estudo objetivou-se verificar o efeito dos óleos de Capim limão (Cymbopogon citratus), Cedro (Cedrus atlantica), Gengibre (Zingiber officinale), Gerânio (Pelargonium graveolens), Junípero (Juniperus communis), Palmarosa (Cymbopogon martinii), Tomilho (Thymus vulgaris) e Vetiver (Vetiveria zizanioides) sobre a suscetibilidade de A. diaperinus. Os testes foram realizados em triplicata com os óleos essenciais nas concentrações de 1, 5 e 10%. A fim de validar os testes, foram utilizados dois controles: sem tratamento e com diluente (Triton). O efeito inseticida do óleo de Capim limão não foi satisfatório, pois a mortalidade superior a 50% foi atingida 15 dias após início do teste. O óleo de Cedro não demostrou efeito significativo sobre adultos e larvas, pois os valores de mortalidade foram inferiores a 50% em todas as concentrações avaliadas. Os efeitos inseticidas e larvicidas não foram observados nos demais óleos nas concentrações testadas neste experimento (P>0,05).  Portanto, com base nos resultados dos testes in vitro podemos concluir que os óleos testados neste trabalho não apresentam efeitos inseticidas e larvicidas nas concentrações testadas, sobre A. diaperinus e, com isso, são inadequados para o controle alternativo desta praga.

Keywords


controle alternativo; produtos naturais; inseticida; avicultura



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/avs.v23i2.46127