Ocorrência e Morfometria de pontes de miocárdio em cães
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i4.46093Palavras-chave:
Pontes de miocárdio, anatomia, cãesResumo
Foram estudados 30 corações de cães adultos, buscando-se evidenciar a ocorrência das pontes de miocárdio. Os corações foram fixados em solução de formol a 10% tamponada e em seguida dissecados. Pontes de miocárdio foram identificadas em 76,67% dos corações. No total, 32 pontes de miocárdio foram observadas, nas quais a frequência sobre o ramo direito (12,50%) diferiu do ramo esquerdo (87,50%) da artéria coronária. A largura média das pontes de miocárdio foi de 6,092mm. A análise histomorfológica revelou redução da luz arterial com mediana de 53,4% quando comparada ao segmento proximal à ponte de miocárdio.
Downloads
Publicado
2016-12-30
Como Citar
Farias, Édison L. P., Sousa, R. S. de, & Gomes, F. G. F. L. R. (2016). Ocorrência e Morfometria de pontes de miocárdio em cães. Archives of Veterinary Science, 21(4). https://doi.org/10.5380/avs.v21i4.46093
Edição
Seção
Medicina Veterinária Preventiva
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.