DESEMPENHO DE BOVINOS DE CORTE EM CONFINAMENTO ALIMENTADOS COM DIFERENTES FORRAGENS E ALOJADOS EM BAIAS INDIVIDUAIS OU COLETIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1.45070Palavras-chave:
cana-de-açúcar, consumo, peso vivo, Red Norte, silagem de milhoResumo
As forragens desempenham um papel essencial no desempenho de bovinos de corte em confinamento. Vinte e quatro machos não castrados F1 Red Norte × Nelore com peso vivo médio (PV) inicial de 439,8 ± 59,6 kg e 21,7 ± 2,7 meses de idade foram distribuídos em três grupos experimentas e alojados em baias individuais (doze animais) ou coletivas (doze animais em três baias) no Setor de Bovinocultura da Fazenda-Escola do IF Goiano (Câmpus Iporá). O experimento teve duração de 84 dias (14 dias para adaptação e 70 dias para coleta de dados). Alimentaram-se os animais uma vez ao dia com dietas à base de cana-de-açúcar in natura (Ci), silagem de cana (SC) ou silagem de milho (SM) como fontes de forragem, procurando-se obter 10 a 15% de sobras. Avaliou-se o consumo de matéria seca (CMS) diariamente pela diferença entre a quantidade oferecida menos a recusada, e registrou-se o PV dos animais a cada 14 dias após jejum de sólidos de doze horas. Não houve efeito (P>0,05) da fonte de forragem sobre o CMS nos animais alojados nas baias individuais, assim como não houve resposta (P>0,05) da fonte de forragem sobre o PV. Houve tendência (P = 0,09) de aumento do PV nos animais alojados em baias individuais (561,4 ± 21,2 kg) em relação às baias coletivas (509 ± 21,2 kg). As fontes de forragem não alteraram (P>0,05) as características da carcaça. Os animais alojados nas baias individuais aumentaram (P<0,05) o peso do trato gastrintestinal vazio (11,9 kg), comparados aos animais alojados nas baias coletivas (10,2 kg). Houve tendência (0,05≤P≤0,10) de aumento do PV pré-abate, peso do trato gastrintestinal cheio e peso do fígado nos animais alojados em baias individuais, em comparação às baias coletivas A Ci, SC e SM podem ser recomendadas na alimentação de bovinos de corte em confinamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











