Atividade ovicida e larvicida do extrato hidroalcoólico de Artemisia annua sobre Haemonchus contortus
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i4.44485Palavras-chave:
Controle alternativo, etnoveterinária, fitoterapia, infecção parasitáriaResumo
Haemonchus contortus é responsável por causar enorme prejuízo econômico na produção de pequenos ruminantes, retardando o crescimento e causando anemia em animais infectados. O objetivo deste trabalho foi determinar a eficácia in vitro do extrato hidroalcoólico de Artemisia annua frente a estágios de vida livre deste parasito. O fitoterápico foi produzido com 7 dias de percolação a 4ºC, sendo posteriormente liofilizado. Foram realizados o teste de eclodibilidade de ovos (TEO) e o teste de desenvolvimento larval (TDL), com concentrações crescentes (0,78 a 50 mg/mL) em seis repetições. Para analisar a composição química do fitoterápico, procedeu-se a marcha fitoquímica completa. O produto obtido a partir da A. annua apresentou eficácia de 93,22% (±1,87) no TEO, já no TDL a eficácia foi de 90,33% (±0,27), ambos na concentração de 50 mg/ml. Nas análises fitoquímicas, foram encontrados diversos compostos que podem ter contribuído com o efeito anti-helmíntico, tanto direta como indiretamente. Os dados da marcha fitoquímica, aliados aos resultados dose-dependentes obtidos nos testes in vitro evidenciam que o extrato produzido possui potencial para combater H. contortus. Novos estudos devem ser realizados buscando maximizar a eficácia deste extrato.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











