RETINAL DEGENERATION IN A PIT BULL DOG: ELECTRORETINOGRAPHIC FINDINGS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i2.4427Palavras-chave:
eletrorretinografia, cão, degeneração retiniana, Pit Bull, electroretinography, dog, retinal degenerationResumo
O eletrorretinograma (ERG) consiste em exame objetivo, não invasivo, capaz de avaliar a função retiniana tanto na oftalmologia humana como na veterinária. Caso Clínico: com o recente surgimento em São Paulo, de cães da raça Pit Bull apresentando déficit visual severo, optou-se por realizar ERG de campo total em um filhote macho, 5 meses de idade, com baixa de visão desde os 40 dias de idade, com intuito de avaliar sua função retiniana. O animal, sob anestesia geral, foi submetido ao ERG, segundo o protocolo padrão da ISCEV (International Society for Clinical Electrophysiology of Vision). Em um dos olhos foi adaptado eletrodo de lente de contato monopolar, após adaptação ao escuro por 30 minutos e dilatação completa da pupila. As respostas escotópicas e fotópicas mostraram-se não detectáveis, confirmando o efeito devastador da degeneração na função retiniana. Comentários conclusivos: o Erg foi capaz de detectar a severidade da degeneração retiniana e acredita-se que o estudo do heredograma destes animais possibilitará melhor compreensão desta nova doença.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











