INCIDÊNCIA DE ALTERAÇÕES DENTÁRIAS EM UM REBANHO BOVINO LEITEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i2.4423Palavras-chave:
dente, bovino, incidência, alterações, teeth, cattle, incidence, lesionsResumo
O presente experimento objetivou levantar a incidência de alterações dentárias em bovinos leiteiros criados intensivamente. Realizou-se o exame clínico da cavidade oral de 64 vacas em lactação mantidas em sistema de free-stall com duas ordenhas diárias, sendo o alimento oferecido em comedouro cimentado. Foram examinadas 16 vacas da raça Pardo-Suíça e 48 vacas da raça Holstein Friesian com idade média de 48,1 meses (21 a 108 meses de idade). Em 38 vacas (59,4%) utilizou-se a grosa dental com cabeça móvel para raspagem dos dentes, seguido de antiséptico bucal (15 ml de solução de violeta de genciana a 1% p.o.). Em 26 animais (40,6%) não foi necessária nenhuma intervenção. As alterações mais comuns encontradas foram desgastes da superfície oclusal de molares e pré-molares em escada com formação de pontas excessivamente proeminentes e afiadas em 37 animais (57,8%). Os desgastes ocorreram em 28,1% dos pré-molares superiores direitos e esquerdos, em 4,7 % dos pré-molares inferiores direitos e em 6,3 % dos prémolares inferiores esquerdos. Os molares apresentavam o mesmo desgaste excessivo em 20,3% dos superiores direitos e 18,8% dos superiores esquerdos. Os molares inferiores direitos e esquerdos participaram respectivamente com 9,4% e 7,8 %. Foram ainda observados 4 casos de gengivite em incisivos (6,3 %), 4 casos de fratura de incisivos (6,3 %), 3 casos de desgaste em meia lua de incisivos na face oclusal (4,7%), 3 casos de desgaste de incisivos em face labial (4,7%), 2 casos de persistência dos incisivos decíduos (3,2%), um caso de úlcera em mucosa lingual e bucal (1,6%), um caso de desgaste excessivo de incisivo com exposição de polpa dentária e fratura (1,6%) e um caso de hipoplasia dentária (1,6%). Conclui-se que o exame da cavidade oral dos bovinos leiteiros constitui um instrumento importante para a promoção da saúde e produtividade do rebanho.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











