EXAME REPRODUTIVO EM GATO-DO-MATO-PEQUENO (Leopardus tigrinus Schreber, 1775)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i2.4420Palavras-chave:
Sême, felideos, felinos, exame andrológico, Leopardus tigrinus, Semen, felids, feline, andrologic examinationsResumo
O objetivo desta pesquisa foi obter melhor compreensão da fisiologia reprodutiva dos pequenos felídeos neotropicais, necessária para um desempenho reprodutivo mais consistente em cativeiro e aumentar o número de indivíduos que se reproduzem na população cativa. Foram realizadas três séries de exames reprodutivos (n=32) em 11 gatos-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), mantidos em cativeiro no Criadouro de Animais Silvestres da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu PR. Os animais estavam alojados em recintos ambientados e eram alimentados com carne bovina, frango, pintainhos, ratos e suplemento mineral/vitamínico. O protocolo anestésico utilizado foi a associação de cloridrato de xilazina e cloridrato de tiletamina/zolazepan nas doses médias de 0,95 mg/Kg e 6,7 mg/kg, respectivamente. Os animais foram submetidos à colheita de sêmen pelo método de eletroejaculação conforme protocolo descrito por HOWARD (1986) com 8 séries de 10 estímulos, variando a intensidade de 2 a 5 Volts. Houve contaminação por urina em 10 colheitas (31,2%), sendo possível desprezar as alíquotas contaminadas, com aproveitamento do restante da amostra. O volume médio obtido foi de 0,13 ± 0,20 ml, com motilidade média de 73,44 ± 3,71 % e vigor de 3,48 ± 0,11 . O pH médio foi 7,58 ± 0,07. A concentração espermática foi de 436,41 ± 95,8 x 106 espermatozóides/ml, sendo que a porcentagem média de espermatozóides morfologicamente normais foi de 55,86 ± 3,34 %. Os valores obtidos nesta amostragem são compatíveis com os descritos por outros autores, contribuindo assim, na formação de um banco de dados de características reprodutivas, para felídeos desta espécie mantidos em cativeiro.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











