APLICAÇÃO DE TÉCNICAS PARA ESTUDOS DE INGESTÃO, COMPOSIÇÃO DA DIETA E DIGESTIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i2.4411Palavras-chave:
Avaliação de alimentos, consumo, digestibilidade, indicadores, Evaluation of feeds, intake, digestibility, markersResumo
A adequada nutrição dos animais de produção é dependente do conhecimento das exigências dos animais e valor nutritivo dos alimentos. No entanto, em muitas situações, a obtenção das informações necessárias não é possível ou é dificultada pela falta de recursos ou alto custo dos procedimentos experimentais, sendo necessária a aplicação de técnicas que possam estimar de forma precisa os parâmetros desejados. A avaliação de animais em pastagem é bastante dificultada pela impossibilidade em se controlar a ingestão e excreção dos animais, onde a aplicação de modelos matemáticos e a utilização de indicadores surgem como alternativas que podem reduzir custos e aumentar a precisão das estimativas. O objetivo dessa revisão foi apresentar as principais técnicas em uso que visam determinar os parâmetros consumo, digestibilidade e composição da dieta em diferentes sistemas de produção assim como as particularidades, vantagens e desvantagens dos métodos empregados. A escolha da técnica empregada depende fundamentalmente dos objetivos a serem alcançados, dos recursos disponíveis e da precisão necessária. A utilização de indicadores é uma ferramenta bastante apropriada, possibilitando a estimativa de consumo e digestibilidade nos diferentes compartimentos gastrintestinais. O emprego dos alcanos tem apresentado resultados bastante satisfatórios na avaliação da composição das dietas, em especial em sistemas de pastagem.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.