ASPECTOS ATUAIS NA MONITORAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO EM CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i1.43913Palavras-chave:
Bland-Altman, Calorimetria Indireta, Diluição de lítio, Diluição transpulmonar, EcocardiografiaResumo
Por anos a utilização do cateter de Swan-Ganz (Termodiluição) serviu como guia na monitoração do débito cardíaco (DC), mas a invasibilidade do procedimento levou a busca por métodos igualmente eficazes e menos invasivos. Todavia, poucos estudos em cães apresentam rigor metodológico e análise estatística adequada para comparação de métodos. O objetivo desta revisão é abordar os principais métodos alternativos na análise do DC em cães. Os métodos de termodiluição transpulmonar (PICCO®) e diluição por lítio (LIDCO®) parecem ser os métodos com maior correlação e concordância com a termodiluição, porém, reservam certa invasibilidade e complexidade. Com base no princípio de Fick, é possível se estimar o DC por meio da análise de gases expirados, entretanto, estes possuem limitações em relação ao porte do animal (NICO®) ou necessitam de maiores estudos em cães (calorimetria indireta). Recentemente, a ecocardiografia destacou-se na monitoração do DC por se uma técnica não invasiva e que não necessita de sedação ou anestesia para realização por via transtorácica e embora os resultados pareçam promissores a dependência de experiência do avaliador e a variação dos resultados ainda limitam sua utilização. Conclui-se que os métodos como LIDCO® e PICCO® podem se equiparar à termodiluição, após análise estatística adequada, mas ainda apresentam certo grau de invasibilidade e limitações de técnica. A ecocardiografia e os métodos de Fick possuem potencial para substituir os métodos invasivos porém dependem de mais estudos que eliminem as limitações das técnicas e dos avaliadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.